Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6427
Authors: Apinagé, Fabrício Laranja Salvador
metadata.dc.contributor.advisor: Almeida, Rejane Cleide Medeiros de
Title: Saberes ancestrais e práticas educativas na Escola Estadual Indígena Mãtyk: interfaces entre saberes Aldeia São José-Tocantinópolis (TO)
Keywords: Saberes ancestrais;Intergeração;Etnia Apinajé;Práticas educativas;Amnepêm Apinayé xapumunh;Mẽ pigêtjaja nẽ mẽnywjê;Panhĩ Apinayé kot anhĩnhĩpêx;Skore kamã awjakre
Issue Date: 31-Jan-2024
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Fabrício Laranja Salvador Apinagé. Saberes ancestrais e práticas educativas na Escola Estadual Indígena Mãtyk: interfaces entre saberes Aldeia São José-Tocantinópolis (TO). 38 f. 2023. Artigo (Graduação) - Curso de Educação do Campo, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFT), Tocantinópolis - TO.
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa tem por objetivo compreender como ocorrem as relações entre os saberes de mestres e mestras da etnia Apinajé e as práticas educativas nas disciplinas da escola Mãtyk na Aldeia São José em Tocantinópolis, Tocantins. Como também a produção e transmissão de saberes intergeracionais dos mestres e a juventude da Aldeia São José, diante das inquietações demostradas pelos anciãos da aldeia, sobretudo por as práticas culturais do povo estarem sendo esquecidas pelos mais jovens da etnia, o modo de agir e pensar a cultura, em vários momentos do cotidiano local, em alguns casos perceptíveis no que podemos sentir nos rituais Apinayé, e a falta de interesse em saber sobre esses assuntos nos possibilitaram abrir um novo viés sobre os valores culturais da etnia panhĩ Apinayé. Portanto, procuro estabelecer um diálogo por meio da oralidade panhĩ, porque meios e formas se ensinam o saber e o fazer no cotidiano do povo Apinayé, onde estão mais presentes esses ensinamentos e como estão sendo aprendidos na prática panhĩ e como os ensinamentos são assimilados pelos mais jovens no contexto panhĩ. A utilização da metodologia baseia-se na história oral com entrevistas semiestruturadas com dois anciões/as, os educadores e os estudantes da escola Mãtyk. O critério dos/das entrevistadas/os é participar da escola, no caso dos educadores e educandos/as, e ser anciões, aqueles mais velhos da aldeia.
Abstract: Tỳ jar ixte kagà hã ijapênh ho ixpa jakamã paj mẽ amã tanhmã na hten mẽ pigêtjaja nẽ mẽnywjê axpẽnh mã awjakre ho pa jarẽnh kaxwyr, kaêx hã skore pê Mãtyk kamã kagà jakrehxwynhjê paj mẽkukjêr kaxwyr, nẽ kwỳ jarẽnh kaxwỳr, skore pê Mãtyk kamã, krĩ pê krĩnhĩnuure kamã, krĩ rax kapem- TO, nhũm hpre krĩ jakamã mẽ pigêtjaja xahtãh preh htem axpẽnh kôt ixwỳr mra nẽ inhmã ujarẽnh ho krĩ nẽ mẽ harẽnh ho, nhũm xep ra mẽnywjê ra mẽmoj hã nohkêt par kôt jarẽ, nẽ mẽ higêtjaja nẽ mẽ tukatyjaja mẽ xapumunh nẽ mẽ kot anhĩn hĩpêx tũm hã anhĩ nhĩpex nhũm mẽ ra hã nohkêt par o mõ, jakamã pa kagàja kamã ixte hã ijapênh jakamã hakop nẽ wỳr ixkator kaxwỳr, nẽ pẽrahpu na hten amnhĩ nhĩpex anhỹr ho pa, nẽ axte pyka kôt hapôj nẽ kamã hakop kêt nẽ, nhũm mẽ tyk hã pyka ja nhũm mẽ ãm mỳrapê hamaxpêr kêt nẽ, kamã mẽ kot tanhmã amnhĩ nhĩpêx to pumunh kêt, kot mẽ pyka kamã mẽ hagjênh ja kamã mẽ grer nẽ puhã mẽ kot tanhmã amnhĩto kôt omunh kêt, kêr nhũm kagàja mẽ krãnhĩpêx nhũm mẽ kukamã hamaxpêr kaxwyr na kagàja. Mããnẽnh, tanhmã na hte mẽ pigêtjaja mẽmoj ho anẽ, mẽnywjaja mẽ kãm ujahkre. Paj ỹ kagàja kamã anhĩnhĩpex anẽ, Apinayejaja mẽ kot axpẽnh mã mẽmoj jahkre ho pa xàh kôt omunh kaxwỳr.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6427
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