Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6419
Authors: SILVA, Gislene Ferreira da
metadata.dc.contributor.advisor: SOUZA, Domenica Palomaris Mariano de
Title: Estratégias lúdicas utilizadas no ensino de parasitologia na educação básica
Keywords: Atividades lúdicas;Parasitologia;Educação em saúde;Ensino aprendizado;Playful Activities;Parasitology;Health education;Teaching learning
Issue Date: 30-Jan-2024
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SILVA, Gislene Ferreira da. Estratégias lúdicas utilizadas no ensino de parasitologia na educação básica. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2022.
metadata.dc.description.resumo: A parasitologia estuda a relação ecológica entre dois organismos de diferentes espécies. As infecções parasitárias são mais preeminentes na infância devido aos hábitos de higiene pouco consolidados e a vulnerabilidade do sistema imunológico, podendo acarretar prejuízos no desenvolvimento físico e cognitivo de crianças e adolescentes. Atentando para essa ocorrência, é possível buscar dentro da realidade escolar, práticas que auxiliem na orientação e prevenção das doenças parasitárias. Considerando as terminologias e os ciclos biológicos complexos associados à parasitologia, a utilização de recursos lúdicos na prática pedagógica pode ser um recurso complementar a fim estimular a curiosidade e favorecer a compreensão dos alunos. Desta forma, objetivou-se com essa pesquisa verificar entre os anos de 2012 a 2022 atividades lúdicas que visam contribuir com o ensino de parasitologia na educação básica. Para tal, a pesquisa constitui-se em uma análise bibliográfica exploratória de caráter qualitativo, para isso foi conduzido um levantamento bibliográfico sobre as atividades lúdicas utilizadas no ensino de parasitologia na educação básica. Foram utilizados os portais de periódicos como: Scielo Brasil, Bielefeld Academic Search Engine (BASE), Dialnet, WordWideScience, RefSeek, Periódicos Capes e Google Acadêmico. As obras foram selecionadas por meio dos seguintes descritores: lúdico e parasitos; parasitologia no livro didático; parasitologia e currículo escolar; ensino aprendizagem em parasitologia e jogos parasitológicos. A pesquisa retornou o total de 1442 publicações, dessas, 127 foram no Bielefeld Academic Search Engine (BASE), 9 no Dialnet, 44 no Periódicos Capes, 30 no Scielo Brasil e no Google Acadêmico 1232 documentos. Desse total foram selecionados 18 trabalhos encaixaram no escopo desse estudo. Por meio, desse estudo ficou notária existência de diversas atividades lúdicas que podem ser trabalhadas na disciplina de parasitologia que são interativas, divertidas, participativas que motivam os alunos, contribuindo com resultados satisfatórios na aprendizagem. Vale ressaltar que, todos os trabalhos encontrados podem ser aplicados em outras disciplinas para o ensino de diversos conteúdo.
Abstract: Parasitology studies the ecological relationship between two organisms of different species. Parasitic infections are more preeminent in childhood due to poor hygiene habits and the vulnerability of the immune system, which can impair the physical and cognitive development of children and adolescentes. Paying attention to this occurrence, it is possible to seek within the school reality, practices that help in the orientation and prevention of parasitic diseases. Considering the complex biological cycles and terminologies associated with parasitology, the use of playful resources in teaching practice can be a complementary resource to stimulate curiosity and foster students' understanding. Thus, the objective of this research was to verify playful activities that aim to contribute to the teaching of parasitology in basic education between the years 2012 and 2022. To this end, the research consists of an exploratory bibliographic analysis of qualitative nature, for which a bibliographic survey was conducted on the playful activities used in the teaching of parasitology in basic education. We used journal portals such as Scielo Brazil, Bielefeld Academic Search Engine (BASE), Dialnet, WordWideScience, RefSeek, Periódicos Capes, and Google Scholar. The works were selected through the following descriptors: ludic and parasites; parasitology in textbooks; parasitology and school curriculum; teaching learning in parasitology and parasitological games. The search returned a total of 1442 publications, of these, 127 were in the Bielefeld Academic Search Engine (BASE), 9 in Dialnet, 44 in the Periódicos Capes, 30 in Scielo Brazil and in Google Academic 1232 documents. Eighteen papers were selected that fit the objectives to be achieved. It was evaluated that there are several playful activities that can be used in the subject of parasitology that are interactive, fun, participatory, and motivate students, contributing to satisfactory results in learning. It is worth mentioning that all the works found can be applied in other disciplines for teaching various contents.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6419
Appears in Collections:Biologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GISLENE FERREIRA DA SILVA-TCC-BIOLOGIA.pdf320.61 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.