Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6417
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dc.contributor.advisorSOUZA, Domenica Palomaris Mariano de-
dc.contributor.authorSANTOS, Geneildes Cristina de Jesus-
dc.date.accessioned2024-01-30T20:11:55Z-
dc.date.available2024-01-30T20:11:55Z-
dc.date.issued2024-01-30-
dc.identifier.citationSANTOS, Geneildes Cristina de Jesus. Uso de metodologias ativas para a aplicação de uma sequência didática sobre a dengue e suas notificações, no período de pandemia de covid-19 (2020-2022). 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/6417-
dc.description.abstractThe planning of teachers in basic education requires intense updating. In a world where information is just a touch away on screens, teaching methodologies also need to be revised as conventional methods often result in limited student comprehension. The didactic sequence (DS) is an auxiliary methodology for developing students' understanding of a particular subject. In this sense, given the increase in the number of dengue cases alongside the COVID-19 pandemic in 2020 and 2022, the present study aimed to apply a DS to 10th-grade students in a private school in Araguaína - TO, using active methodologies to assess the learning process of this content. A mixed-method research-action approach (qualitative and quantitative) was conducted. The DS on dengue, other arboviruses, and COVID-19 was implemented over four 50-minute face-to-face classes, including diagnostic assessment (word cloud), creation of mental and conceptual maps (flipped classroom), pre and post-tests (gamification), and development of mini-texts. The use of active methodologies sparked curiosity, motivated learning, and promoted student integration through the proposed activities. Considering that in a DS, students should be provided with the means to choose, act, and reflect, being active agents in their teaching-learning process, it is evident that the activities carried out contributed to learning about dengue arbovirus and its impacts during the COVID-19 pandemic.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livrept_BR
dc.subjectArbovirosespt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectMedidas preventivaspt_BR
dc.subjectSala de aula invertidapt_BR
dc.subjectArbovirusespt_BR
dc.subjectHealth educationpt_BR
dc.subjectGamificationpt_BR
dc.subjectPreventive measurespt_BR
dc.subjectFlipped classroompt_BR
dc.titleUso de metodologias ativas para a aplicação de uma sequência didática sobre a dengue e suas notificações, no período de pandemia de covid-19 (2020-2022)pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoO planejamento do professor no ensino básico requer intensa atualização. Num mundo em que a informação está ao toque das telas, as metodologias de ensino também devem ser revistas, já que os métodos convencionais tem resultado em pouca compreensão dos discentes. A sequência didática (SD) é uma metodologia auxiliar no desenvolvimento dos discentes a um determinado objeto de conhecimento. Nesse sentido, diante do aumento do número de casos de dengue concomitante à pandemia de COVID-19 anos de 2020 e 2022, o presente trabalho teve por objetivo geral aplicar uma SD, para os alunos da 2ºsérie do ensino médio, de uma escola privada do município de Araguaína - TO, utilizando metodologias ativas para avaliar o processo de aprendizagem desse conteúdo. Foi realizada uma pesquisa-ação com metodologia mista (qualitativa e quantitativa). A SD sobre a dengue, outras arboviroses e a COVID-19, foi aplicada em quatro aulas presencias de 50 minutos para: avaliação diagnóstica (nuvem de palavras), elaboração de mapas mentais e conceituais (sala de aula invertida), realização de pré e pós-teste (gamificação) e elaboração de minitextos. O uso de metodologias ativas instigou a curiosidade, motivou o aprendizado e promoveu a integração entre os alunos através das atividades propostas. Considerando que numa SD deve ser proporcionado os meios que possibilitem ao aluno escolher, agir e refletir sendo um o instrumento ativo do seu processo de ensino-aprendizagem, verifica-se que as atividades desenvolvidas contribuíram para o aprendizado sobre a arbovirose dengue e dos seus impactos durante a pandemia de COVID-19.pt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::BIOLOGIApt_BR
dc.publisher.localAraguaínapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Biologia

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