Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6409
Authors: Santana, Lukas Nascimento
metadata.dc.contributor.advisor: Mateus, Andrea Martins Lameirão
Title: Adaptação em Quadrinhos da obra Dom Casmurro como Proposta de Incentivo à Leitura de Machado de Assis.
Keywords: Adaptações,;Histórias em quadrinhos,;Leitura,;Machado de Assis,;Dom Casmurro.;Adaptions,;Comics,;Graphic Novels,;Reading,
Issue Date: 30-Jan-2024
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SANTANA, Lukas Nascimento. ADAPTAÇÃO EM QUADRINHOS DA OBRA DOM CASMURRO COMO PROPOSTA DE INCENTIVO À LEITURA DE MACHADO DE ASSIS. 2023. 94 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras, Unidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2024.
metadata.dc.description.resumo: As adaptações em quadrinhos dos clássicos têm se constituído um meio de jovens terem acesso ao cânone literário. Nesse sentido, objetiva-se neste trabalho propor a adaptação em quadrinhos da obra Dom Casmurro como forma de incentivo à leitura de Machado de Assis. Tomando como arcabouço teórico Hutcheon (2011), Barbosa et al (2022), Becker (2008) Guimarães et al (2012), entre outros, que possibilitaram um entendimento acerca da teoria da adaptação, do uso dos quadrinhos na sala de aula e das peculiaridades machadianas, respectivamente, será possível: (i) compreender as críticas relacionadas às adaptações dos clássicos em quadrinhos; (ii) discutir o trabalho com as HQs na sala de aula do Ensino Médio; (iii) apresentar o gênero história em quadrinhos como mediador da leitura entre o aluno e a versão original da obra de Machado de Assis. Como objeto de análise, delimitou-se um volume na íntegra e três versões em quadrinhos de Dom Casmurro, em análise comparativa. Assim sendo, a partir das discussões, visou-se como resultados promover o estreitamento entre os estudantes e o escritor realista, por meio da adaptação em quadrinhos.
Abstract: Classic novels adaptations as graphic novels or comics have become a means for children and teenagers to access the literary canon. In that sense, this work considers the use of adaptations of the novel Dom Casmurro as comics to motivate students to read the work of Machado de Assis. This work is based on theories by Hutcheon (2011), Barbosa et al (2022), Becker (2008) Guimarães et al (2012), among others, that bring us a better understanding of adaptation theory, uses of comics in the classroom, and peculiarities of Machado’s style. Our main objectives are (i) understand the criticism related to adaptation of classics into comics; (ii) debate the use of comics in the High School classroom; (iii) present comics as a genre that can mediate the reading experience of Machado de Assis’s literary original. Three versions of Dom Casmurro as graphic novels were chosen as our object of analysis. The analysis aimed at comparing versions, debating their quality and capacity of promoting the proximity between students and the oeuvre of Machado de Assis.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6409
Appears in Collections:Letras – Língua Inglesa / Portuguesa e suas Respectivas Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - LUKAS NASCIMENTO SANTANA.pdf66.7 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.