Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6395
Authors: Santos, Wanderson dos
metadata.dc.contributor.advisor: Albuquerque, Francisco Edviges
Title: A Língua Materna (l1) e a Língua Portuguesa (l2): Uma Reflexão acerca dos Desafios de Estudantes Indígenas.
Keywords: Interculturalidade,;Língua Português,;Políticas públicas,;Sistema de Cotas.;Teaching,;Intercultural,;Portuguese,;Public policy.
Issue Date: 30-Jan-2024
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SANTOS, Wanderson dos. A LÍNGUA MATERNA (L1) E A LÍNGUA PORTUGUESA (L2): UMA REFLEXÃO ACERCA DOS DESAFIOS DE ESTUDANTES INDÍGENAS. 2023. 21 f. TCC (Graduação) - Curso de Letra, Unidade Federal do Tocantins, Araguaiína, 2024.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo principal provocar reflexões sobre o ensino da língua portuguesa para os povos indígenas do Brasil, principalmente em cursos interculturais e de graduação, levando em consideração as peculiaridades culturais, linguísticas e históricas e o tratamento dado a cada povo, considerando o nível de proficiência em português, problematizando o aproveitamento e a progressão dos estudantes indígenas do ensino superior. Nosso objetivo é conhecer como é implementada a política pública voltada aos povos indígenas na Universidade Federal do Norte do Tocantins, bem como as atividades e projetos que esta Universidade vem desenvolvendo para garantir os direitos dos povos tradicionais no ensino superior. Buscamos compreender, também, o processo histórico das políticas públicas voltadas para os povos indígenas no ensino superior, que garantiram conquistas como o direito à educação específica e diferenciada, também, nas universidades.
Abstract: The main objective of this work is to provoke reflections on the teaching of the Portuguese language to the indigenous peoples of Brazil, mainly in intercultural undergraduate courses, taking into account the cultural, linguistic and historical peculiarities and the treatment of each nation. for the level of proficiency in Portuguese. Problematizing the achievement and progression of Aboriginal students in higher education. Our goal is to find out how the public policy aimed at indigenous peoples is implemented at the Federal University of Tocantins, as well as the activities and projects that this university has developed to guarantee the rights of traditional peoples in higher education. We seek to understand the historical process of public policies aimed at indigenous peoples in higher education, which ensured achievements such as the right to special and differentiated education also in universities.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6395
Appears in Collections:Letras – Língua Inglesa / Portuguesa e suas Respectivas Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - WANDERSON DOS SANTOS.pdf351.37 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.