Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6388
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPalmieri, Luciane Jatobá-
dc.contributor.advisorPalmieri, Luciane Jatobá-
dc.contributor.authorFerreira, Geovana Alves-
dc.contributor.authorFerreira, Geovana Alves-
dc.date.accessioned2024-01-30T13:18:28Z-
dc.date.available2024-01-30T13:18:28Z-
dc.date.issued2024-01-30-
dc.date.issued2024-01-30-
dc.identifier.citationFERREIRA, Geovana Alves. O NOVO ENSINO MÉDIO – OBSTÁCULOS ATUAIS PARA PROFESSORES(AS) DE QUÍMICA. 2023. 60 f. TCC (Graduação) - Curso de Química, Unidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/6388-
dc.description.abstractHigh school has undergone several educational changes until the current teaching reform, the New High School (NHS), this stage corresponds to the third and last stage of basic education, lasting three years, and comprising a workload of 800 hours, distributed over 200 school days. The new curriculim will have the presence of the BNCC and training itineraries. The objective of this work was to analyze the implementation of the New School and its impacts on the school subject of Chemistry. For the research used the research of qualitative nature, of the exploratory type, in which the data were constituted from the application of na online questionnaire. Baseado on the analysis of the responses of the 19 participants, three categories of analysis were elaborated. i) organizational aspects, baseado on the analysis of the participants perceptions regarding their unpreparedness for the implementation the NHS in situations such as curricular organization, physical structure of the schools, lack of professional preparation. Students reality, lack of coherence between the material provided. ii) consequences for the education of students, in view of the possible demands that must be expected from students in the face of the challenges to be experienced and overcome from the implementation of the new high school. iii) implications for the teaching of chemistry. There are two of the groups presente in the survey, one consists of those who view the high school reform negative and those who view it positive. However, both groups believe that the reform is worked on in a thoughtless and unplanned way that presente itself as something new, but this refers to old educational objectives, which focused on technical teaching and curriculum standardization.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsliberadospt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular,pt_BR
dc.subjectEnsino de Ciências,pt_BR
dc.subjectCurrículos escolares,pt_BR
dc.subjectPolíticas educacionais.pt_BR
dc.subjectCommon national Curriculum base,pt_BR
dc.subjectSciense teaching,pt_BR
dc.subjectSchool curricula,pt_BR
dc.subjectEducation policies.pt_BR
dc.titleO Novo Ensino Médio – Obstáculos atuais para Professores(as) de Química.pt_BR
dc.titleO Novo Ensino Médio – Obstáculos atuais para Professores(as) de Química.pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoO Ensino Médio passou por diversas mudanças educacionais até a atual reforma de ensino o Novo Ensino Médio (NEM). Essa etapa corresponde a terceira e última da educação básica, com duração de três anos, e comportava uma carga horária de 800 horas, distribuído em 200 dias letivo. O novo currículo do Ensino Médio contará com a presença da BNCC e dos itinerários formativos. Objetivou-se neste trabalho analisar a implementação do NEM e seus impactos na disciplina escolar de Química. Para a pesquisa utilizou a pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória, em que os dados foram constituídos a partir da aplicação de um questionário online. A partir da análise das respostas dos 19 participantes elaborou-se três categorias de análise: i) aspectos organizacionais, a partir da análise das percepções dos participantes diante do despreparo para implementação do NEM diante de situações como: organização curricular, estrutura física das escolas, falta de preparação profissional, realidade dos alunos(as), falta de coerência entre o material fornecido; ii) consequências para a formação dos estudantes, diante das possíveis exigências que devem-se esperar por parte dos estudantes diante dos desafios a serem vivenciados e superados a partir da implementação do Novo Ensino Médio; e, iii) implicações para o ensino de Química. Existem dois grupos presentes na pesquisa, um consiste naqueles que veem a reforma do Ensino Médio negativamente e aqueles que a veem positivamente. Entretanto, ambos os grupos acreditam que a reforma é trabalhada de maneira impensada e sem planejamento, que se apresenta como algo novo, mas esta remete a objetivos educacionais antigos, que tinham como foco um ensino tecnicista e padronização curricular.pt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::QUÍMICApt_BR
dc.publisher.localAraguaínapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - GEOVANA ALVES FERREIRA.pdf1.02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.