Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6384
Authors: Araújo, Jully Caroline de Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor: Paiva, Joseilson Alves de
Title: A Influência de Eletiva no Processo de Ensino Aprendizagem e Letramento Científico na área das Ciências da Natureza em uma Escola de Araguaína – To.
Keywords: Eletiva,;Ensino por meio de Projetos,;Níveis de Letramento Científico.;Elective,;Teaching through Projects,;Levels of Scientific Literacy.
Issue Date: 30-Jan-2024
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Universidade Federal do Tocantins
Citation: ARAUJO, Jully Caroline de Carvalho. A INFLUÊNCIA DE ELETIVA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM E LETRAMENTO CIENTÍFICO NA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA EM UMA ESCOLA DE ARAGUAÍNA - TO. 2023. 45 f. TCC (Graduação) - Curso de Química, Unidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2024.
metadata.dc.description.resumo: A Base Nacional Comum Curricular contribui para a nova estruturação do ensino médio que tem como componentes o itinerário formativo e disciplinas eletivas. O presente trabalho traz a observação e reflexão sobre a construção e o desenvolvimento metodológico no processo de ensino aprendizagem do componente curricular eletiva na área de ciências da natureza e suas tecnologias aplicada para o ensino médio em uma escola estadual da cidade de Araguaína-TO, que foi desenvolvida a partir do ensino por projetos, o acompanhamento do desenvolvimento dos alunos foi realizado por ficha de observação durante as apresentações realizadas, visto que o processo metodológico envolvia rotação por estação onde os grupos formados eram levados a se apresentarem três vezes. Como isto, o objetivo deste trabalho é acompanhar o desenvolvimento dos alunos com relação ao ensino aprendizagem e o letramento científico. Observou-se que, o ensino por meio de projeto como metodologia ativa trabalhado nesta eletiva, contribui para a construção de conhecimento, e através do estimulo do envolvimento dos estudantes em desafios e tarefas. Constatou-se ainda, que os estudantes foram capazes de criar suas próprias ideias e construírem conhecimentos através de suas pesquisas, obtendo assim, um ensino com característica de aprendizagem com letramento científico, pois, durante o processo da eletiva percebe-se um aumento significativo no vocabulário técnico utilizado durante as apresentações destes grupos, alguns até conseguem sugerir soluções para as problemáticas analisada em suas pesquisas.
Abstract: The National Common Curricular Base contributes to the new structure of secondary education, which has as its components the formative itinerary and elective disciplines. The present work observes the construction and methodological development in the teaching learning process of the elective curricular component in the area of natural sciences and its technologies applied to High School in a state school in the city of Araguaína-TO, which was developed from a project- based teaching, students' development was monitored using an observation form during the presentations given, since the methodological process involved rotation by station where the formed groups were taken to present themselves three times. As such, it can monitor the development of students in relation to teaching learning and scientific literacy. It was observed that, teaching through projects as an active methodology used in this elective, contributes to the construction of knowledge, and through the stimulation of student involvement in challenges and tasks. It was also found that the students were able to create their own ideas and build knowledge through their research, therefore obtaining a teaching with the characteristic of learning with scientific literacy, since, during the elective process, a significant increase in the number of technical vocabulary used during the presentations of these groups is noticed, some even manage to suggest solutions for the problems analyzed in their research.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6384
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - JULLY CAROLINE DE CARVALHO ARAUJO.pdf828.16 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.