Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6351
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPalmieri, Luciane Jatobá-
dc.contributor.authorSOUSA, Natalia Costa Franco da-
dc.date.accessioned2024-01-29T15:13:38Z-
dc.date.available2024-01-29T15:13:38Z-
dc.date.issued2024-01-29-
dc.identifier.citationSOUSA, Natalia Costa Franco de. AS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE QUÍMICA NAS SÉRIES FINAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2023. 49 f. TCC (Graduação) - Curso de Química, Unidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/6351-
dc.description.abstractThe purpose of this work is to survey the types of active methodologies and the reasons for their applicability, emphasizing the teaching of Chemistry in the final series of Basic Education. This innovative strategy arises to remedy some existing gaps in teaching when we refer to the discipline of Chemistry, which is seen by some students as uninteresting and difficult. This is a qualitative bibliographic research, with data organized by coding categories with the purpose of interpreting codes that were repeated in the selected works when read in full, thus creating categories for the best organization and that would help to answer the problem of research for this work. The results indicate that active methodologies arouses interest, motivation, protagonism, curiosity and other advantages for high school students and the teacher as a mediator in the teaching-learning process.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsliberadospt_BR
dc.subjectmetodologias ativas,pt_BR
dc.subjectaluno protagonista,pt_BR
dc.subjectrevisão de literatura.pt_BR
dc.subjectactive methodologies,pt_BR
dc.subjectprotagonist student,pt_BR
dc.subjectliterature review.pt_BR
dc.titleAs Metodologias Ativas no Ensino de Química nas séries Finais da Educação Básicapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como propósito fazer um levantamento dos tipos de metodologias ativas e as razões da sua aplicabilidade, dando ênfase no ensino de Química nas séries finais da Educação Básica. Essa estratégia inovadora surge para sanar algumas lacunas existentes no ensino quando nos referimos a disciplina de Química, que é vista por alguns alunos como desinteressante e difícil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, com dados organizados por categorias de codificação com a finalidade de interpretar códigos que se repetiam nos trabalhos selecionados quando lidos na íntegra, assim criando categorias para a melhor organização e que ajudassem a responder o problema de pesquisa deste trabalho. Os resultados indicam que as metodologias ativas desperta interesse, motivação, protagonismo, curiosidade e outras vantagens aos estudantes do Ensino Médio e o professor sendo um mediador do processo de ensino aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::QUÍMICApt_BR
dc.publisher.localAraguaínapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - NATALIA COSTA FRANCO DE SOUSA.pdf1.27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.