Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6332
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLano, Marciel Barcelos-
dc.contributor.authorConceição, Juvani Ferreira da-
dc.date.accessioned2024-01-23T14:17:53Z-
dc.date.available2024-01-23T14:17:53Z-
dc.date.issued2024-01-23-
dc.identifier.citationCONCEIÇÃO, Juvani Ferreira da. Ensino do voleibol nas aulas de Educação Física nas escolas da cidade de Arraias-Tocantins. 2023. 28f. Monografia (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/6332-
dc.description.abstractOne of the contents of physical education is team sports, including volleyball, the object of the current research. The literature shows that this content is one of the most applied in the school context. In this sense, this study problematizes the way in which teachers with training in physical education adopt volleyball content in Physical Education classes in schools in the city of Arraias,Tocantins, Brazil. This research is focused on the ways in which teachers relate to the aforementioned teaching content and what methods are used to share knowledge about sport during their classes, the challenges and difficulties they face. For this, case study research was used a semi-structured questionnaire. Which covered: teaching training and experience, the approaches and contente worked, assessment practices and assessed contente and the difficulties faced in sharing volleyball contente with students. The data collected shows that teachers have a lot of experience in the classroom, however, they need to give greater organicity to their work from the point of view of sharing volleyball. We also see a movement of disinvestment in their career, as they do not continued their training at postgraduate level.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectVoleibolpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectEsportes coletivos.pt_BR
dc.titleEnsino do voleibol nas aulas de Educação Física nas escolas da cidade de Arraias-Tocantinspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoUm dos conteúdos da educação física são os esportes coletivos, dentre eles o voleibol, objeto dessa pesquisa. Pesquisas evidenciam que esse conteúdo é um dos mais trabalhados no contexto escolar. Nesse sentido, esse trabalho problematiza o modo como os professores com formação em educação física mobilizam o conteúdo voleibol nas aulas de Educação Física nas escolas da cidade de Arraias-Tocantins. A pesquisa teve como foco dar visibilidade para os modos como os docentes se relacionam com o referido conteúdo de ensino e quais os métodos utilizados para compartilhar o conhecimento sobre o esporte durante suas aulas, os desafios e dificuldades que enfrentam. Para isso, utilizou-se de pesquisa do tipo estudo de caso, utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado, que abordou: formação e experiência docente, as abordagens e os conteúdos trabalhados, praticas avaliativas e conteúdos avaliados e as dificuldades enfrentadas para compartilhar o conteúdo voleibol com os alunos. Os dados levantados mostram que os professores tem muita experiência dentro da sala de aula, contudo, precisam dar maior organicidade ao seu trabalho do ponto de vista do compartilhamento do voleibol, também percebemos um movimento de desinvestimento na formação docente, na medida em que eles não deram continuidade na sua formação em nível de pósgraduação.pt_BR
dc.publisher.campusMiracemapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::MIRACEMA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::EDUCAÇÃO FÍSICApt_BR
dc.publisher.localMiracemapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Juvani Ferreira da Concenição - Monografia.pdf762.53 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.