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dc.contributor.advisorSOARE, Thiago Barbosa-
dc.contributor.authorSAMPAIO, Fernanda Rodrigues-
dc.date.accessioned2023-12-27T16:05:20Z-
dc.date.available2023-12-27T16:05:20Z-
dc.date.issued2023-12-27-
dc.identifier.citationSAMPAIO, Fernanda Rodrigues. Discurso publicitário: as cenas de enunciação em propagandas da marca coca-cola e seus efeitos de sentido.. 2023. 29 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras – Língua Portuguesa e Literaturas, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/6318-
dc.description.abstractThis article aims to analyze, from the perspective of Discourse Analysis, advertisements of the brand Coca-Cola, in order to verify how the effects of meaning are engendered in three advertisements of this brand, The Coca Cola Company, which furnishes most of the food products (soft drinks and juices) in Brazil. For this analysis, the methodology used was Discourse Analysis, specifically the concepts of enunciation scenes developed by Dominique Maingueneau. These are: encompassing scene refers to the type of discourse; generic scene is related to the speech genre; scenography is related to what the reader sees, that is it, the staging that takes place from the encompassing and generic scenes; and ethos is related to the impression that the speaker goes beyond himself. As it is a famous brand, the advertisements have a large circulation, thus reaching many viewers, thus making the discursive analysis of its advertisements relevant.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso Livrept_BR
dc.subjectAnálise do Discursopt_BR
dc.subjectAnúncios publicitáriospt_BR
dc.subjectCenas de enunciaçãopt_BR
dc.subjectEfeitos de sentidopt_BR
dc.subjectDiscourse Analysispt_BR
dc.subjectAdvertisementspt_BR
dc.subjectEnunciation scenespt_BR
dc.subjectMeaning effectspt_BR
dc.titleDiscurso publicitário: as cenas de enunciação em propagandas da marca coca-cola e seus efeitos de sentido.pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem por objetivo analisar, sob a perspectiva da Análise do Discurso, anúncios publicitários da marca Coca-Cola, visando verificar como os efeitos de sentido estão engendrados em três anúncios dessa marca, The Coca Cola Company, que mobília grande parte dos produtos alimentícios (no ramo de refrigerantes e sucos) no Brasil. Para esta análise a metodologia utilizada foi a da Análise do Discurso, em específico os conceitos de cenas da enunciação desenvolvidos por Dominique Maingueneau. Sendo eles: cena englobante, referente ao tipo de discurso; cena genérica, relacionada ao gênero do discurso; cenografia, aquilo que o leitor vê, isto é, a encenação que se dá a partir das cenas englobante e genérica; e ethos, relacionado à impressão de que o enunciador passa de si. Por ser uma marca famosa, os anúncios têm grande circulação alcançando assim muitos espectadores, tornando, então, relevante a análise discursiva de suas propagandas.pt_BR
dc.publisher.campusPorto Nacionalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::PORTO NACIONAL::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS ‒ LÍNGUA PORTUGUESA E RESPECTIVAS LITERATURASpt_BR
dc.publisher.localPorto Nacionalpt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
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