Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6317
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCAPUCHINHO, Adriana Carvalho-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Dailane de Jesus de-
dc.date.accessioned2023-12-27T15:32:08Z-
dc.date.available2023-12-27T15:32:08Z-
dc.date.issued2023-12-27-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Dailane de Jesus de. Estratégias individuais de aprendizagem da língua inglesa entre professores em formação. 2018. 29 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras - Língua Inglesa e Suas Respectivas Literaturas, Universidade Federal do Tocantins - Porto Nacional, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/6317-
dc.description.abstractIn this research, framed on the interdisciplinary field of Applied Linguistics, we sought to investigate and diagnose the individual foreign language learning strategies used by students between the 2nd and 8th periods graduation in (English Language and its literatures), at Federal University of Tocantins, in Porto Nacional-TO. According to Oxford (1990) and Cohen (1997) the strategies that learners use in their learning process are individual and often conscious. We have collected data about learning styles and types of learners regarding classroom interaction in order to understand the relevance of individual foreign language learning strategies and how they are adopted by the Brazilian learners according to the sample, based on the theorists who deal with this theme, such as Oxford (1990), Harmer and Paiva (1998) as well as the importance of interaction for learning (Vygotsky, 1998). The research was quantitative descriptive with data collection based on structured questionnaires and data tabulation. We noticed from the questionnaires answered by the research participants that the direct strategies are the most used, while the indirect ones are little used. We understand from the results obtained that students should try to use categories more widely, as well as teachers can encourage and teach students of the English Language graduation to use all categories of strategies so that they can achieve a more autonomous, collaborative and, mainly, efficient and lasting learning.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso Livrept_BR
dc.subjectEstratégias de Aprendizagempt_BR
dc.subjectLíngua Estrangeirapt_BR
dc.subjectEnsino de Língua Inglesapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectLearning Strategiespt_BR
dc.subjectForeign Languagept_BR
dc.subjectEnglish Language Teachingpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.titleEstratégias individuais de aprendizagem da língua inglesa entre professores em formação.pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, alicerçado no campo interdisciplinar da Linguística Aplicada, buscamos investigar e diagnosticar as estratégias individuais de aprendizagem de Língua Estrangeira (LE) utilizadas pelos estudantes entre o 2oe 8o períodos de Licenciatura em Letras (habilitação em Língua Inglesa e respectivas literaturas), da Universidade Federal do Tocantins, no Câmpus Universitário de Porto Nacional. Segundo Oxford (1990) e Cohen (1997) as estratégias que os aprendizes utilizam no seu processo de aprender são individuais e frequentemente conscientes. Realizamos apanhado sobre estilos de aprendizagem e tipos de aprendizes quanto a interação em sala de aula para compreendermos a relevância das estratégias individuais de aprendizagem de língua estrangeira e como são adotadas pelos aprendizes brasileiros de acordo com a amostra, alicerçados nos teóricos que tratam dessa temática, como Rebecca Oxford, (1990), Jeremy Harmer e Paiva (1998) bem como na importância da interação para a aprendizagem (Vygotsky, 1998). A pesquisa foi quantitativa descritiva com coleta de dados por questionários estruturados e tabulação de dados. Notamos a partir dos questionários respondidos pelos participantes da pesquisa, que as estratégias diretas  são as mais utilizadas, enquanto as indiretas são pouco utilizadas. Entendemos que, a partir desse inventário, os estudantes podem procurar utilizar categorias de forma mais distribuída, bem como os docentes podem estimular e ensinar os estudantes de Letras a utilizarem todas as categorias de estratégias para que estes possam atingir uma aprendizagem mais autônoma, colaborativa e, principalmente eficiente e duradoura.pt_BR
dc.publisher.campusPorto Nacionalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::PORTO NACIONAL::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS – LÍNGUA INGLESA E RESPECTIVAS LITERATURASpt_BR
dc.publisher.localPorto Nacionalpt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dailane de Jesus de Oliveira - TCC.pdf695.55 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.