Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/6311
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSHENEIDER, Marcia Sueli Pereira da Silva-
dc.contributor.authorBARREIRA, Gabrielle Nunes Barreira-
dc.date.accessioned2023-12-27T12:36:32Z-
dc.date.available2023-12-27T12:36:32Z-
dc.date.issued2023-12-27-
dc.identifier.citationBARREIRA, Gabrielle Nunes. O marketing ambiental e a construção de marca ecologicamente sustentável: uso da sustentabilidade pela marca starbucks.. 2022. 67 f. TCC (Graduação) - Curso de Relações Internacionais, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/6311-
dc.description.abstractThe awakening of environmental awareness, influenced by the conjuncture from the sixties onwards, there has been the advancement of the environmental agenda on the international scene, the involvement of the environmental mass media for changing consumer behavior which is now concerned with the risks threats environmental issues as part of their purchasing decisions. In this way, it will promote a challenge based on green use, or will it become a reality in promoting ecological practices based on a new form of use. In this context, the present work aims to comprehend the purpose of green marketing regarding the application of sustainability the business sector, in a special context to analyze the relationship between the discourse and the environmental practice of the Starbucks Company, to answer the following question: How does the adherence to environmental marketing as an environmental discursive strategy contribute to socio-environmental responsibility gains and positioning of the referred company before the makert and consumer?. It is argued that by committing a social enviromental mission, Starbucks, mannaged to strengthen its power to infiltrate comunities and improve its reputation with stakeholders. In addition, the importance of the green consumer is pointed out, as na actor who has the ability to encourage the reflective capacity of citizes, societies and the State, regarding the problem of ecologically destructive economic growth, and sharing ecologically sustainable values. To answer the question and achieve the proposed objective, of the research, the case study of qualitative and bibliographic knowledge was considered the best.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso Livrept_BR
dc.subjectMarketing ambientalpt_BR
dc.subjectConsumo Sustentávelpt_BR
dc.subjectStarbuckspt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectRelações Internacionaispt_BR
dc.subjectGreen Marketingpt_BR
dc.subjectSustainable Consumptionpt_BR
dc.subjectStarbuckspt_BR
dc.subjectEnvironmentalpt_BR
dc.subjectInternational Relationspt_BR
dc.titleO marketing ambiental e a construção de marca ecologicamente sustentável: uso da sustentabilidade pela marca Starbucks.pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoO despertar da consciência ambiental, influenciado pela conjuntura ambiental a partir da década de sessenta, na qual tem-se o avanço da agenda ambiental no cenário internacional, o envolvimento da mídia de massa contribuiu para a mudança de comportamento do consumidor agora preocupado com os riscos ambientais colocam as questões ambientais como parte de suas decisões de compras. Dessa forma, a nova realidade imposta pelo surgimento dos “consumidores verdes”, apresentam um desafio para as corporações: se ajustarem a partir do uso do Marketing Ambiental como estratégia para promoção de práticas ecologicamente sustentáveis ou se tornarem menos competitivas. Nesse contexto o presente trabalho, tem como objetivo compreender a finalidade do marketing ambiental no que tange a aplicação da sustentabilidade para o setor empresarial, em especial analisar a relação entre o discurso e a prática ambiental da empresa Starbucks, para responder o seguinte questionamento: De que forma a adesão ao marketing verde como estratégia discursiva ambiental contribui para ganhos socioambientais e para o posicionamento da referida empresa diante do mercado e do consumidor?. Argumenta-se que ao assumir o comprometimento com uma missão social e ambiental a Starbucks conseguiu fortalecedor de seu poder de infiltração nas comunidades e melhorar sua reputação diante dos stakeholders. Além disso, aponta-se a importância do consumidor verde, enquanto ator que possui capacidade de incentivar a capacidade reflexiva dos cidadãos, sociedades e Estado, quanto a problemática do crescimento econômico ecologicamente destrutivo, e compartilhamento de valores ecologicamente sustentável. Para responder à pergunta de pesquisa e atingir o objetivo proposto, foi considerado o estudo de caso de cunho qualitativo e bibliográfico, como melhor caminho.pt_BR
dc.publisher.campusPorto Nacionalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAISpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::PORTO NACIONAL::PRESENCIAL::BACHARELADO::RELAÇÕES INTERNACIONAISpt_BR
dc.publisher.localPorto Nacionalpt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gabrielle Nunes Barreira - TCC.pdf822.01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.