Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6295
Authors: SANTOS, Ludimilla Coelho dos
metadata.dc.contributor.advisor: GOMES, Antônio Egno do Carmo
Title: Os hidrônimos das bacias araguaia-tocantins: apresentação de uma proposta pedagógica com base no sistop1
Keywords: Hidronímia;Bacias hidrográficas;Ensino;Sistop;interdisciplinar;Hydronymia;Information technology;Teaching;Interdisciplinarity
Issue Date: 22-Dec-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SANTOS, Ludimilla Coelho dos. Os hidrônimos das bacias Araguaia-Tocantins: apresentação de uma proposta pedagógica com base no sistop1. 2019. 34 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras – Língua Portuguesa e Literaturas, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2019.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta pedagógica a partir do levantamento dos Hidrônimos que compõem as bacias hidrográficas Tocantins-Araguaia, tendo como banco de dados o SISTOP – Sistema Toponímico do Tocantins. A partir disso, intencionamos discutir, pelo viés da interdisciplinaridade, aliando às tecnologias de informação e comunicação, e as contribuições dos estudos toponímicos nas aulas de Língua Portuguesa e Geografia, fazendo assim, uma inter-relação entre essas duas disciplinas. Para tanto o banco de dados será utilizado como um recurso pedagógico, tendo em vista, à ampliação do conhecimento da toponímia tocantinense, seguindo os postulados de Andrade (2017, 2014, 2013), Dick (2001, 1990) e Isquerdo (2010). Dessa forma, buscamos elaborar um protótipo didático, com intuito de ser aplicado futuramente em rede de ensino de escolas públicas. Vislumbramos que a presente pesquisa possa contribuir de forma significativa no processo de ensino-aprendizagem no que se refere ao conhecimento da toponímia do Estado do Tocantins e as práticas interdisciplinares de ensino.
Abstract: The present research seeks to investigate the contributions of the hydronymia study in the classroom context, aiming to reach the teaching Geography and Portuguese Language, in order to promote a didactic-pedagogical proposal, based on an interdisciplinary perspective and integrating information technologies and Communication. In addition, it aims to present the software as a pedagogical resource in search of the widening of the knowledge of toponymia tocantinense. The methodological approach used in this study was anchored in the bibliographical technique, so that renowned authors of Toponymy, as research area, were consulted , among them: Andrade (2017, 2014, 2013), Dick (2001, 1990) and Isquerdo (2010). Besides that, we try to elaborate a didactic prototype, with the intention of being applied in the future. It is emphasized that the continuity of this research is intended in the future in order to obtain results. In conclusion, we hope that the study presented here may contribute significantly to the teaching-learning process.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6295
Appears in Collections:Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ludimilla Coelho dos Santos - TCC.pdf2.74 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.