Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6276
Authors: Ramalho, Camila Batista
metadata.dc.contributor.advisor: Seibert, Carla Simone
Title: Análise sobre as práticas pedagógicas do ensino de agrotóxicos, no Colégio Estadual Agrícola Brigadas Che Guevara
Keywords: Agrotóxicos;Pedagogia da alternância;Educação do campo
Issue Date: 22-Dec-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: RAMALHO, Camila Batista. Análise sobre as práticas pedagógicas do ensino de agrotóxicos, no Colégio Estadual Agrícola Brigadas Che Guevara. 2022. 21 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2022.
metadata.dc.description.resumo: Esse trabalho teve como objetivo analisar a importância do ensino de agrotóxicos nas escolas que adotam a pedagogia da alternância, e compreender qual é a abordagem do ensino sobre o uso e manejo de agrotóxico no Colégio Estadual Agrícola Brigadas Che Guevara. Para desenvolver este estudo foi realizada pesquisa bibliográfica e avaliado o Projeto Político Pedagógico do colégio. A partir dessa análise, percebe-se a importância de abordar esse tema no ambiente escolar, pois pode permitir ao aluno uma reflexão sobre a importância, função, vantagens e desvantagens, perigos e métodos correto no emprego dos agrotóxicos. Portanto, a educação do Campo pode contribui na formação do jovem camponês em diferentes aspectos, ou seja, na valorização da família, comunidade, atividades sociais, culturais, econômicas da realidade em que vive.
Abstract: This work aimed to analyze the importance of teaching pesticides in schools that adopt the alternation pedagogy, and understand the approach to teaching the use and management of pesticides at the Colégio Estadual Agrícola Brigadas Che Guevara. To develop this study, bibliographical research was carried out and the school's Pedagogical Political Project was evaluated. From this analysis, we can see the importance of addressing this topic in the school environment, as it can allow the student to reflect on the importance, function, advantages and disadvantages, dangers and correct methods in the use of pesticides. Therefore, rural education can contribute to the training of young peasants in different aspects, that is, to the appreciation of family, community, social, cultural and economic activities in the reality in which they live.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6276
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Camila Batista Ramalho - Monografia.pdf327.49 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.