Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6269
Authors: NASCIMENTO, Tatiane da Silva Nascimento
metadata.dc.contributor.advisor: CAPUCHINHO, Adriana Carvalho
Title: Desafios e experiências do Pibid de letras em uma Escola Estadual em Porto Nacional- TO.
Keywords: Pibid;Sequências didáticas;Ensino aprendizagem;Interdisciplinaridade;Pibid;Didactic sequences;Teaching-learning;Interdisciplinarity
Issue Date: 21-Dec-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: NASCIMENTO, Tatiane da Silva. Desafios e experiências do Pibid de letras em uma Escola Estadual em Porto Nacional- TO. 2021. 24 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras – Língua Portuguesa e Literaturas, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2021.
metadata.dc.description.resumo: O trabalho relata a experiência de um grupo de acadêmicos do PIBID (Programa Institucional de Bolsistas de Iniciação à Docência), no Colégio Estadual Doutor Pedro Ludovico Teixeira. A instituição possui histórico de trabalho com o PIBID em outras áreas, o que facilitou a interdisciplinaridade, promovendo envolvimento de vários profissionais da escola. Partindo dos documentos reguladores do ensino básico no Brasil (LDBN, 2017; PCNs, 1998; BNCC, 2018) realizaram-se trabalhos com gênero discursivos através de sequências didáticas (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004) com aporte da pedagogia dos multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2020; ROJO, 2012). O projeto foi relevante para a formação dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa - da Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, ao promover a prática à docência para a qualificação profissional dos futuros professores ao desafiá-los a aplicar teorias e desenvolver estratégias para o ensino da língua precocemente. Os resultados evidenciam que o PIBID permite aos licenciandos o aprendizado prático, baseado na diversidade de atividades aplicadas, nas reflexões sobre a importância da língua, nas leituras e no uso de competências e habilidades para estimular as competências leitora e escritora dos alunos da escola básica partindo da oralidade e de seu conhecimento prévio.
Abstract: The work reports the experience of a group of PIBID fellows (Institutional Program of Scholarships for Initiation to Teaching), at Colégio Estadual Doutor Pedro Ludovico Teixeira. The institution has a history of working with PIBID in other areas, thus facilitating interdisciplinarity, promoting the involvement of several school professionals. Based on the regulatory documents of basic education in Brazil (LDBN, 2017; PCNs, 1998; BNCC, 2017), the work with discourse genres was carried out through didactic sequences (DOLZ; NOVERRAZ2 SCHNEUWLY, 2004) with the contribution of multiliteracies pedagogy (COPE; KALANTZIS, 2000; ROJO, 2012). The project was relevant to the training of academics in the Teaching Graduation in Portuguese and English Languages at the Federal University of Tocantins, Porto Nacional, by promoting the practice of teaching for the professional qualification of future teachers by challenging them to apply theories and develop strategies for teaching the language early. The results show that PIBID allows undergraduates practical learning, based on the diversity of applied activities, reflections on the importance of language and the use of skills and abilities to stimulate reading and writing competencies of students in elementary schools based on orality and on their prior knowledge.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6269
Appears in Collections:Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tatiane Nascimento - TCC.pdf421.82 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.