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Authors: Neres, Marcelo De Sousa
metadata.dc.contributor.advisor: Grangeiro, Adriano Filipe Barreto
Title: Efeito do treinamento resistido na qualidade dos acadêmicos de educação física na Universidade Pública do Norte do Tocantins no contexto da pandemia de COVID-19
Keywords: COVID-19;Qualidade do Sono;Saúde do Estudante;Treinamento de Força;COVID-19;Sleep Quality;Student Health;Resistance Training
Issue Date: 21-Dec-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Marcelo De Sousa Neres. Efeito do treinamento resistido na qualidade dos acadêmicos de educação física na Universidade Pública do Norte do Tocantins no contexto da pandemia de COVID-19. 24 f. 2023. Artigo (Graduação) - Curso de Educação Física, UFT, Tocantinópolis - TO.
metadata.dc.description.resumo: O objetivo geral do estudo foi verificar o efeito do treinamento resistido na melhora da qualidade do sono em estudantes do curso de Educação Física no contexto da pandemia de COVID-19. Estudo caso-controle com uma amostra de 50 participantes divididos em dois grupos: grupo caso (intervenção), acadêmicos praticantes de treinamento resistido; e grupo controle, acadêmicos não praticantes de treinamento resistido. Os acadêmicos responderam a questionários sociodemográficos e as variáveis avaliadas pelo Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ), versão curta, e o Índice de qualidade do sono de Pittsburgh (PSQI). Para segunda etapa foram incluídos os alunos que aceitaram participar do programa de atividade física por meio do treinamento resistido do tipo musculação, durante um mês, cinco vezes por semana, no decorrer de 60 minutos, totalizando 22 sessões. Ao final da intervenção, ambos os grupos foram reavaliados. A análise dos dados foi através da estatística descritiva e inferencial, além da análise de variância multivariada para medidas repetidas e aplicado o teste de Lambda de Wilk. Os resultados do efeito da intervenção com o treinamento resistido na qualidade do sono apresentaram diminuição no valor pós-teste, indicando melhora na qualidade do sono. No grupo controle, os valores aumentaram apontando piora na qualidade do sono dos não praticantes de treinamento resistido. Houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos (p<0,001). Portanto, o treinamento resistido mostra-se eficiente como exercício físico na melhora da qualidade do sono dos estudantes do Curso de Educação Física.
Abstract: The general objective of the study was to verify the effect of resistance training on improving sleep quality in Physical Education students in the context of the COVID-19 pandemic. Case-control study with a sample of 50 participants divided into two groups: case group (intervention), students practicing resistance training; and control group, students who did not practice resistance training. The students responded to sociodemographic questionnaires and the variables assessed by the International Physical Activity Questionnaire (IPAQ), short version, and the Pittsburgh Sleep Quality Index (PSQI). For the second stage, students who agreed to participate in the physical activity program through bodybuilding-type resistance training were included, for one month, five times a week, for 60 minutes, totaling 22 sessions. At the end of the intervention, both groups were reassessed. Data analysis was performed using descriptive and inferential statistics, in addition to multivariate analysis of variance for repeated measures and Wilk's Lambda test. The results of the effect of the intervention with resistance training on sleep quality showed a decrease in the post-test value, indicating an improvement in sleep quality. In the control group, the values increased, indicating a worsening in the quality of sleep of those who did not practice resistance training. There was a statistically significant difference between the groups (p<0.001). Therefore, resistance training appears to be efficient as a physical exercise in improving the quality of sleep of Physical Education Course students.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6261
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