Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6225
Authors: Alves, Kássia Carla Fernandes
metadata.dc.contributor.advisor: Oliveira, Adão Francisco de
Title: A pandemia da Covid-19 e a ampliação das desigualdades socioeducacionais: uma análise de Palmas - TO
Keywords: Educação; COVID-19; Ensino remoto emergencial; Desigualdade socioeducacional; Education, COVID-19, Emergency remote teaching; Socio-educational inequality
Issue Date: 29-Sep-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGG
Citation: ALVES, Kássia Carla Fernandes. A pandemia da Covid-19 e a ampliação das desigualdades socioeducacionais: uma análise de Palmas - TO. 2023. 79f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Porto Nacional, 2023.
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação tem como objetivo desenvolver uma reflexão acerca da pandemia do covid-19 e da amplificação das desigualdades socioeducacionais. Pretende-se compreender os efeitos da pandemia sobre a educação e o ensino aprendizagem de crianças e adolescentes a partir do ensino remoto emergencial. Para tanto, é preciso compreender o surgimento da covid-19 e seus impactos sobre a educação brasileira como se difundiu pelo estado do Tocantins e na cidade de Palmas, bem como analisar a desigualdade socioeducacional no âmbito geográfico, com suas características e especificidades. A pesquisa bibliográfica foi realizada nas bases de dados do Google Acadêmico, Scielo, Portal Domínio Público, se estendendo ao Repositório da UFT, precisamente na Biblioteca Digital de Monografias (BDM), assim como no Portal de Periódicos da PROPESQ/UFT. Esta pesquisa tem o intuito de contribuir nos aspectos geográficos, educacionais, sociais e políticos que envolvem a educação antes da pandemia e depois com a retomada às salas de aula presenciais, procurando medir o desempenho escolar e a desigualdade socioeducacional.
Abstract: This dissertation aims to develop a reflection on the covid-19 pandemic and the amplification of socio-educational inequalities. The aim is to understand the effects of the pandemic on the education and learning of children and adolescents through emergency remote teaching. To do so, it is necessary to understand the emergence of covid-19 and its impacts on Brazilian education as it spread throughout the state of Tocantins and the city of Palmas, as well as analyze socio-educational inequality at the geographic level, with its characteristics and specificities. The bibliographic research was carried out in the databases of Google Scholar, Scielo, Public Domain Portal, extending to the UFT Repository, precisely in the Digital Library of Monographs (BDM), as well as in the PROPESQ/UFT Periodicals Portal. This research aims to contribute to the geographic, educational, social and political aspects that involve education before the pandemic and after the return to in-person classrooms, seeking to measure school performance and socio-educational inequality.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6225
Appears in Collections:Mestrado em Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Kássia Carla Fernandes Alves - Dissertação.pdf1.68 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.