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Authors: MIRANDA, Zélia Ribeiro da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: OLIVEIRA, Thainã Miranda
Title: Literatura surda e aquisição de língua de sinais:cenários e experiências.
Keywords: Literatura surda;Aquisição de língua sinais;Contexto informal e formal;Collaborative approach;Sign language acquisition;Informal and formal context
Issue Date: 20-Dec-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: OLIVEIRA, Suelen Silva de. Literatura surda e aquisição de língua de sinais: cenários e experiências.. 2022. 33 f. TCC (Graduação) - Curso de Libras, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2022.
metadata.dc.description.resumo: Crianças surdas quando estimuladas desde a infância em língua de sinais tendem a se desenvolver com maior facilidade linguística, subjetiva, cognitiva entre outros aspectos. Nesse sentido, nos embasamos em Rodriguero (2000), Goldfeld (2002), Vater e Daros (2015) e Sutton-Spence (2021) para questionamos se a literatura surda e/ou literatura sinalizada pode ser uma ferramenta no processo de aquisição de língua de sinais. Assim, o objetivo desse trabalho busca investigar alguns cenários e contextos, nos quais, a literatura surda e/ou literatura sinalizada foi/é utilizada para auxiliar a aquisição da língua de sinais. Para alcançar tais objetivos, optamos por pesquisa qualitativa com descrição e reflexão de três contextos, O diário da Fiorella (2015), Sou Surdo e Não Sabia (2009) e relatados de vivências pessoais da pesquisadora com dois surdos no município de Porto Nacional/Tocantins. Entre os resultados encontrados defendemos a que a literatura surda se mostra uma grande mediadora de conhecimentos linguísticos e cognitivos, seja ela utilizada em contextos informais como o meio familiar ou em situações formais de ensino.
Abstract: Deaf children, when stimulated from childhood in sign language, tend to develop with greater linguistic, subjective, and cognitive ease, among other aspects. In this sense, we base ourselves on Rodriguero (2000), Goldfeld (2002), Vater e Daros (2015) e Sutton-Spence (2021) and question whether deaf literature and/or signed literature can be a tool in the process of acquiring sign language. Thus, the objective of this work seeks to investigate some scenarios and contexts, in which, the deaf literature and/or signed literature was/is used to help the acquisition of sign language. To achieve these objectives, we opted for qualitative research with a description and reflection of three contexts, O Diário da Fiorella (2015), Sou Surdo e Não Sabia (2009) and reports of the researcher's personal experiences with two deaf people in the city of Porto Nacional/Tocantins. Among the results found, we argue that deaf literature is a great mediator of linguistic and cognitive knowledge, whether it is used in informal contexts such as the family environment or in formal teaching situations.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6223
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