Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6222
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLIMA, Adelaine Valéria Gomes-
dc.contributor.authorLOUREDO, Clícia Reis Louredo-
dc.date.accessioned2023-12-20T15:11:42Z-
dc.date.available2023-12-20T15:11:42Z-
dc.date.issued2023-12-20-
dc.identifier.citationLOUREDO, Clícia Reis. Filhos surdos e pais ouvintes: desafios e possibilidades nos processos comunicativos e interacionais à luz da abordagem sociointeracionista. 2022. 30 f. TCC (Graduação) - Curso de Libras, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/6222-
dc.description.abstractConsidering that most deaf subjects are born in hearing homes and that, consequently, it demands that the family adopt LIBRAS as a mechanism to establish communication with this subject, the present study addresses the relationship between deaf children and hearing parents from the sociointeractionist point of view, with the aim of identifying the challenges and possibilities that permeate such a relationship. The bibliographic research was developed in a qualitative and exploratory way. The theoretical contribution was based on books, theses, dissertations and scientific journals, which underwent a careful selection. The theoretical basis of the research is composed, among others, by the following authors: Goldfeld; Skliar; Frames; Wild; Dalcin; Silva; Cappellini and Rego. The research reveals that there is a lack of dialogue between deaf children and hearing parents and this gap in communication, combined with the lack of a common language, constitutes the challenges faced by them in the family context. In addition, the results demonstrate that there are possibilities in the communicative and interactional process between these subjects, for this, it is necessary that the parents see deafness from a sociocultural perspective and that they aim at the insertion of the deaf subject in the deaf community so that they establish a relationship with their peers, as well as trying to learn sign language, because when there is a language capable of mediating the relationship between deaf children and their parents in the domestic environment, the subject's higher functions present a more complete development and, therefore, the family relationship improvespt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso Livrept_BR
dc.subjectFilhos surdos de pais ouvintespt_BR
dc.subjectComunicação LIBRASpt_BR
dc.subjectTeoriapt_BR
dc.subjectDeaf children of hearing parentsen
dc.subjectCommunicationen
dc.titleFilhos surdos e pais ouvintes: desafios e possibilidades nos processos comunicativos e interacionais à luz da abordagem sociointeracionistapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoConsiderando que a maioria dos sujeitos surdos nascem em lares ouvintes e que consequentemente demanda que a família adote a LIBRAS como mecanismo para estabelecer comunicação com esse sujeito, o presente estudo aborda a relação de filhos surdos e pais ouvintes sob a visão sociointeracionista, com o objetivo de identificar os desafios e possibilidades que permeiam tal relação. A pesquisa, de cunho bibliográfico, foi desenvolvida sob a forma qualitativa e exploratória. O aporte teórico teve como base, livros, teses, dissertações e periódicos científicos, que passaram por uma seleção criteriosa. A base teórica da pesquisa é composta, dentre outros, pelos seguintes autores: Goldfeld; Skliar; Quadros; Silvestre; Dalcin; Silva; Cappellini e Rego. A pesquisa revela que há ausência de diálogo entre filhos surdos e pais ouvintes e essa lacuna na comunicação aliada à falta de uma língua comum constituem os desafios enfrentados por eles no âmbito familiar. Além disso, os resultados demonstram que existem possibilidades no processo comunicativo e interacional entre esses sujeitos, para isso, é necessário que os pais vejam a surdez sob a ótica sociocultural e que objetivem a inserção do sujeito surdo na comunidade surda para que estabeleça relação com seus pares, bem como busque aprender a língua de sinais, pois quando há uma língua capaz de mediar a relação entre filhos surdos e seus pais no ambiente doméstico as funções superiores do sujeito apresentam desenvolvimento mais completo e, por conseguinte, melhora a relação familiar.pt_BR
dc.publisher.campusPorto Nacionalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::PORTO NACIONAL::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS ‒ LIBRASpt_BR
dc.publisher.localPorto Nacionalpt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Letras ‒ Libras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Clicia Reis Louredo - TCC.pdf574.81 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.