Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6209
Authors: Ferreira, Hosana Moura
metadata.dc.contributor.advisor: Vallerius, Daniel Mallmann
Title: As geo-grafias na biblioteca escolar: olhares dos professores de Geografia do municipio de Porto Nacional – TO sobre as potencialidades das bibliotecas escolares
Keywords: Biblioteca escolar;Ensino de geografia;Percepção dos professores;School Library;Geography Teaching;Teacher’s perception
Issue Date: 20-Dec-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: FERREIRA, Hosana Moura. As geo-grafias na biblioteca escolar: olhares dos professores de geografia do municipio de porto nacional ⠳ to sobre as potencialidades das bibliotecas escolares. 2022. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Geografia, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2023.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho analisou a percepção dos professores de geografia sobre as potencialidades das bibliotecas escolares (BEs) de Porto Nacional – TO para o apoio de suas práticas pedagógicas. Para isso, realizou-se uma pesquisa exploratória, tendo empregado o questionário de forma remota, via plataforma Google Docs como o instrumento de coleta de dados. Tem ainda uma dimensão qualitativa e apresenta como sujeitos os professores de geografia de escolas públicas e privadas de Porto Nacional. A revisão bibliográfica foi feita no âmbito da formação de professores, prática de ensino de geografia, biblioteca escolar e da biblioteca enquanto um espaço geográfico. Os resultados apontaram a presença (ou não) das bibliotecas escolares nas escolas de nossa cidade. A frequência e as motivações dos professores de geografia no que tange ao uso da BE, traçamos um perfil dos nossos sujeitos e obtivemos também um pouco sobre sua prática docente. Entende-se que esta temática é importante porque toda escola (possivelmente o nosso futuro local de trabalho) tem ou deveria ter uma BE, e é recomendável conhecer e usar esses espaços escolares da melhor maneira possível. Assim, esta investigação sinaliza para a importância de que toda a comunidade escolar seja estimulada a refletir sobre as potencialidades da biblioteca escolar no ensino-aprendizagem. Sugere-se aos gestores escolares e autoridades responsáveis, que sejam parceiros na busca pela mitigação dos desafios que causam a pouca frequência dos professores de geografia na BE e que esses, por sua vez, busquem também possíveis soluções.
Abstract: This research analyzed the perception of geography teachers about the potential of school libraries from Porto Nacional (TO) from the support of their pedagogical practices. In this way, an exploratory research was carried out, using the questionnaire remotely, by Google Docs platform as the main data instrument colection. This paper has also a qualitative dimension and presentes the Geography teachers form public and private schools from Porto Nacional as their subjects. The literature review was made around the teachers’s trainning issues, practice of teaching geography, school library themes, and the library as a geographical space. The results indicated the presence (or not) of the school libraries in our city. The frequency and motivations of geography teachers to use the school Libraries, and plus of that, we draw a profile of our subjects and also obtained a little about his teaching practice. It is understood that this theme is important due to every school have (or should) a library, and it is advisable to know and use these school spaces in the best possible way. Thus, the investigation points to the importance of the entire school community is encouraged to reflect on the potential of the school library in teaching-learning. Suggested that school managers that they are partners in the search for the mitigation of the challenges that cause the low attendance of geography teachers in this spaces and that these, in turn, also seek for possible solutions.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6209
Appears in Collections:Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Hosana Moura Ferreira - Monografia.pdf819.57 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.