Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6181
Authors: Conceição, Laudicéia Gomes da
metadata.dc.contributor.advisor: Oliveira, Antonio Miranda de
Title: Um estudo de egressas do curso de Pedagogia da UFT/campus de Miracema
Keywords: Formação;Pedagogia;Docência;Egressas;Diálogo
Issue Date: 12-Dec-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: CONCEIÇÃO, Laudicéia Gomes da. Um estudo de egressas do curso de Pedagogia da UFT/campus de Miracema. 2023. 69f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2023.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho é a monografia de conclusão do Curso de Pedagogia e teve como objetivo “diagnosticar as contribuições da formação inicial no exercício profissional de egressos do curso de Pedagogia da UFT/Campus de Miracema”. A pesquisa foi desenvolvida numa perspectiva qualitativa, baseada em autores que discutem a temática, bem como em documentos (PPP do Curso de Pedagogia) e ainda mediada por uma pesquisa de campo realizada com quatro egressas do Curso de Pedagogia e que estão integradas ao mercado de trabalho, exercendo atividades docentes em escolas de educação básica ou em órgãos de gestão do sistema de educação. Na primeira e segunda parte do estudo optou-se por apresentar elementos históricos acerca do Campus de Miracema, pensando suas origens no contexto da Unitins e posteriormente no contexto da Universidade Federal do Tocantins, bem como um breve histórico acerca do curso de pedagogia no Brasil, alguns elementos legais que embasam o debate sobre o curso e mudanças pelas quais passou. Atribuímos a terceira seção, grande relevância pelo fato de ser etapa importante no processo da construção do trabalho, no qual apresentou-se a sistematização dos resultados da pesquisa de campo, visando a qualidade, com os sentidos dos dados pesquisados, a partir do movimento de leitura, coleta, organização e conteúdo das informações articuladas na pesquisa de campo realizada com as egressas. Constatou-se que o curso de pedagogia da UFT, Campus Miracema é um curso de qualidade, que tem muita contribuição para a educação nacional. As falas das egressas revelam que o curso de Pedagogia tem que proporcionar uma proximidade entre a universidade, a realidade dos professores e os problemas reais existentes na escola. É fundamental a ideia de ampliar e aprofundar o diálogo entre a UFT, Campus de Miracema e as escolas de educação básica, no sentido de socializar experiências dos docentes em formação (egressos/as) e dos docentes formadores, fortalecendo as identidades docentes pelo trabalho, com os discentes em formação no âmbito do curso de pedagogia.
Abstract: This work is the conclusion monograph of the Pedagogy Course and aimed to “diagnose the contributions of initial training in the professional practice of graduates of the Pedagogy course at UFT/Campus de Miracema”. The research was developed in a qualitative perspective, based on authors who discuss the theme, as well as on documents (PPP of the Pedagogy Course) and still mediated by a field research carried out with four graduates of the Pedagogy Course and who are integrated into the market of work, carrying out teaching activities in basic education schools or in management bodies of the education system. In the first and second part of the study, it was decided to present historical elements about the Miracema Campus, thinking about its origins from, in the context of Unitins and later in the context of the Federal University of Tocantins, as well as a brief history about the pedagogy course in Brazil, some legal elements that support the debate about the course and changes it went through. We attribute great importance to the third section because it is an important stage in the process of building the work, in which the systematization of the results of the field research was presented, aiming at quality, with the meanings of the researched data, from the movement of reading, collection, organization and content of the information articulated in the field research carried out with the graduates. Furthermore, it is possible to verify that the pedagogy course at UFT, Campus Miracema is a quality course, which has a lot of contribution to national education. The speeches of the graduates reveal that the Pedagogy course has to provide a proximity between the university, the reality of the teachers and the real problems existing in the school. The idea of expanding and deepening the dialogue between the UFT, the Miracema Campus and the basic education schools is essential, in order to socialize the experiences of teachers in training (graduates) and teacher trainers, strengthening teaching identities through work, with students undergoing training within the scope of the pedagogy course
URI: http://hdl.handle.net/11612/6181
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Laudicéia Gomes da Conceição - Monografia.pdf792.28 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.