Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6151
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorStach-Haertel, Brigitte Ursula-
dc.contributor.authorSantos, Rayra Barbosa de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-11-14T14:28:14Z-
dc.date.available2023-11-14T14:28:14Z-
dc.date.issued2023-11-14-
dc.identifier.citationSANTOS, Rayra Barbosa de Oliveira. A diversidade de ritmos de aprendizagem no processo de alfabetização dos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. 46f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/6151-
dc.description.abstractThis research aims to reflect on the different learning rhythms in the literacy process based on the investigation of the pedagogical teaching practices used, presenting contributions that enhance the learning of literate people. The theoretical framework used in this work is based on the studies of Emília Ferreiro, Ana Teberosky, Magda Soares, among other authors who discuss the diversity of learning in their writings. To carry out the research, qualitative research was used through narrative, which allows the participant to bring reports of their experiences and experiences, through a semi-structured questionnaire. Two teachers were interviewed, both trained in Pedagogy, teaching in the literacy phase, but in different contexts: one in the city and the other in the countryside. The research sought to investigate the pedagogical practices developed in literacy and the relationship with the literacy students' experiences, presenting differences and similarities between the two. In the analysis of the results, it was observed that there are internal and external factors to the school that influence the diversity of learning rhythms and the quality of education of those involved. Therefore, literacy through these dimensions and in the diversity of learning rhythms comprises a great challenge, but from the re-signification of pedagogical practices, knowing the student and working on the individual rhythms related to the context, it constitutes an important step towards meaningful learning and reflection on the teaching-learning process.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectDiversidade na aprendizagempt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectRitmos de aprendizagempt_BR
dc.titleA diversidade de ritmos de aprendizagem no processo de alfabetização dos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem o objetivo de refletir sobre os diversos ritmos de aprendizagem no processo de alfabetização a partir da investigação sobre as práticas pedagógicas de ensino utilizadas, apresentando contribuições que potencializam a aprendizagem dos alfabetizados. O referencial teórico utilizado neste trabalho está pautado nos estudos de Emília Ferreiro, Ana Teberosky, Magda Soares, entre outros autores que discorrem em seus escritos sobre as diversidades de aprendizagens. Para a realização da pesquisa, utilizou-se a pesquisa qualitativa através da narrativa, a qual permite ao participante trazer relatos de suas experiências e vivências, por meio de um questionário semiestruturado. Duas professoras foram entrevistadas, ambas com formação em Pedagogia, exercendo a docência na fase da alfabetização, porém em contextos diferentes: uma na cidade e outra no campo. A pesquisa buscou investigar as práticas pedagógicas desenvolvidas na alfabetização e a relação com as vivências dos alfabetizandos, apresentando diferenças e semelhanças entre as duas. Na análise dos resultados, observou-se que existem fatores internos e externos à escola que influenciam na diversidade de ritmos de aprendizagem e na qualidade da educação dos envolvidos. Portanto, alfabetizar mediante essas dimensões e nas diversidades de ritmos de aprendizagem compreende grande desafio, mas a partir da ressignificação das práticas pedagógicas, conhecendo o educando e trabalhando os ritmos individuais relacionados ao contexto, constitui um importante passo para o aprendizado significativo e a reflexão sobre o processo de ensino aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.campusMiracemapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::MIRACEMA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIApt_BR
dc.publisher.localMiracemapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rayra Barbosa de Oliveira Santos - Monografia.pdf697.36 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.