Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6145
Authors: Brandão, Roseclésia da Cruz
metadata.dc.contributor.advisor: Nascimento, Cláudio Reichert do
Title: "Exercícios filosóficos": uma proposta de ensino de Filosofia com crianças nos anos iniciais do ensino fundamental
Keywords: Educação. Filosofia com Crianças. Experiências e aprendizagens. Education. Philosophy with Children. Experiences and learning
Issue Date: 29-Mar-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Filosofia
Citation: BRANDÃO, Bruno Henrique Detomazi. "Exercícios filosóficos": uma proposta de ensino de Filosofia com crianças nos anos iniciais do ensino fundamental.2023.135f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Palmas, 2023.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tem como temática: ―EXERCÍCIOS FILOSÓFICOS‖: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE FILOSOFIA COM CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Essa pesquisa surge, inicialmente, de inquietação profissional e pessoal acerca do desenvolvimento de metodologias para o ensino de filosofia com crianças, posteriormente, aprimorada no Programa de Mestrado Profissional em Filosofia – PROF-FILO da Universidade Federal do Tocantins – UFT. Objetivamos de forma geral: investigar e elaborar metodologias para o ensino de filosofia com crianças na Escola Pequeno Criador/Absoluta, buscando procedimentos para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Com a intenção de elaborar um material didático para ser desenvolvido com as crianças. Como objetivos específicos buscamos investigar as metodologias para o ensino de filosofia com crianças, analisar a possibilidade de adaptação de metodologias existentes do Ensino Médio e elaborar um material didático para trabalhar com as crianças. Nesse percurso, desenvolvemos o referencial teórico dialogando com os filósofos Lipman (1990, 1995 e 1997) e Kohan (2003, 2009, 2012 e 2015) e a contribuição da base pedagógica a partir da psicologia de Vygotsky. Ao desenvolver o material didático trouxemos as inspirações de Kohan da Filosofia Com Crianças, Vygotsky (1984, 1998, 2009 e 2017) com a abordagem do desenvolvimento da aprendizagem e as orientações da BNCC (2018) para o desenvolvimento integral da criança. Seguindo a delimitação, o material didático não foi possível a sua aplicabilidade devido ao fechamento do lócus da pesquisa, porém, destacamos as importantes contribuições da filosofia partindo das experiências provocando o desenvolvimento de aprendizagens das crianças. Por fim, realizamos a entrega do material proposto, com liberdade para adaptações à diferentes contextos para que possibilita que as crianças participem de práticas reflexivas e vivências de experiências de pensamentos.
Abstract: The present study has as its theme: ―PHILOSOPHICAL EXERCISES‖: THE TEACHING OF PHILOSOPHY WITH CHILDREN IN THE EARLY YEARS. This research initially arises from professional and personal concern about the development of methodologies for teaching philosophy with children, later improved in the Professional Master's Program in Philosophy – PROF-FILO at the Federal University of Tocantins – UFT. In general, we aim to: investigate and develop methodologies for teaching philosophy with children at the Pequeno Criador/Absoluta School, seeking procedures for the Early Years of Elementary School. With the intention of elaborating a didactic material to be developed with the children. As specific objectives, we seek to investigate methodologies for teaching philosophy with children, to analyze the possibility of adapting existing methodologies from High School and to elaborate didactic material to work with children. Along the way, we developed the theoretical reference by dialoguing with the philosophers Lipman (1990, 1995 and 1997) and Kohan (2003, 2009, 2012 and 2015) and the contribution of the pedagogical base from Vygotsky's psychology. When developing the teaching material, we brought Kohan's inspirations from Philosophy With Children, Vygotsky (1984, 1998, 2009 and 2017) with the approach to learning development and the guidelines of the BNCC (2018) for the integral development of the child. Following the delimitation, the didactic material was not possible to its applicability due to the closing of the research locus, however, we highlight the important contributions of the philosophy starting from the experiences provoking the development of children's learning. Finally, we carry out and deliver the proposed material with freedom to adapt to different contexts so that it allows children to participate in reflective practices and thought experiences.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6145
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Roseclésia da Cruz Brandão - Dissertação.pdf2.57 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.