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Authors: Nascimento, Glês Cristina do
metadata.dc.contributor.advisor: Rocha, Liana Vidigal
Title: A circulação de desinformação no whatsapp durante a campanha eleitoral de 2018
Keywords: Fake News. Desinformação. Campanha eleitoral. Eleições 2018. WhatsApp. Fake News. Disinformation. Election campaign
Issue Date: 19-Jun-2020
Citation: NASCIMENTO, Glês Cristina do. A circulação de desinformação no whatsapp durante a campanha eleitoral de 2018.2020. 120f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Sociedade) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade, Palmas, 2020.
metadata.dc.description.resumo: O segundo turno das eleições presidenciais brasileiras de 2018 foi um marco da história recente do país devido à radicalização da polarização na díade esquerda-direita e também à disseminação massiva pelas redes sociais e grupos e WhatsApp de desinformação, popularmente conhecida como fake news. Amalgamado na premissa que a desinformação on- line traz uma ameaça à democracia visto seu potencial de distorcer a opinião pública, criar ideologias e preferências, inclusive políticas, este trabalho surgiu da necessidade de compreender a circulação de desinformação política nos grupos de WhatsApp durante o segundo turno das eleições presidenciais. Foram investigados 50 conteúdos recebidos no WhatsApp e checados por sites de verificação de notícias falsas (fact-checking). O objetivo é identificar a tipologia dessas informações falsas comparando-as com o modelo aplicado pelo First Draft – projeto norte-americano, sem fins lucrativos, que estuda as desinformações em todo o mundo. O referencial teórico principal parte de Hunt Allcott e Matthew Gentzkow (2017), Hannah Arendt (1967;1999;2001;2002), Aristóteles (2001), e Clarie Wardle (2017). Com este estudo, identificou-se que as desinformações apuradas durante o período pesquisado seguiriam os modelos já existentes identificados pelo First Draft. Neste cenário, confirmaram- se as hipóteses sobre padronização das fake news políticas brasileiras nos mesmos moldes já aplicados em outros países, a exemplo das eleições presidenciais norte-americanas de 2016. Também confirmou-se o alcance ampliado do WhatsApp, através da viralização de mensagens, como parte relevante da proliferação de desinformação. Como resultado, constatou-se que a maioria dos conteúdos analisados se referem diretamente ao candidato Jair Bolsonaro e, destes, a maior parte o beneficiava e/ou prejudicava o seu adversário, o candidato Fernando Haddad, seu partido ou membros de sua chapa. Assim, respeitando-se as diferenças territoriais, circunstanciais e culturais, no Brasil as desinformações políticas que circularam nos grupos de WhatsApp durante o período de segundo turno das eleições presidenciais de 2018 obedeceram ao padrão estabelecido nos Estados Unidos, conforme estudado pelo First Draft.
Abstract: The second round of the 2018 Brazilian presidential elections was a milestone in the country's recent history due to the radicalization of polarization in the left-right dyad and also to the massive spread through social networks and misinformation groups and WhatsApp, popularly known as fake news. Amalgamated on the premise that online misinformation poses a threat to democracy given its potential to distort public opinion, create ideologies and preferences, including policies, this work arose from the need to understand the circulation of political misinformation in WhatsApp groups during the second presidential elections. 50 contents received on WhatsApp and checked by fact-checking websites were investigated. The objective is to identify the typology of this false information by comparing it with the model applied by First Draft - an American, non-profit project that studies misinformation worldwide. The main theoretical framework comes from Hunt Allcott e Matthew Gentzkow (2017), Hannah Arendt (1967;1999;2001;2002), Aristóteles (2001), and Clarie Wardle (2017). With this study, it was identified that the misinformation found during the researched period would follow the existing models identified by First Draft. In this scenario, the hypotheses about the standardization of fake Brazilian political news were confirmed along the same lines already applied in other countries, such as the 2016 US presidential elections. The expanded reach of WhatsApp was also confirmed, through how far messages are spread, as a relevant part of the proliferation of misinformation. As a result, it was found that most of the contents analyzed refer directly to candidate Jair Bolsonaro and, of these, most of them benefited him and / or harmed his opponent, candidate Fernando Haddad, his party or members of his ticket. Thus, respecting territorial, circumstantial and cultural differences, in Brazil the political misinformation that circulated in WhatsApp groups during the second round of the 2018 presidential elections followed the pattern established in the United States, as studied by First Draft.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6098
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação e Sociedade

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