Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6028
Authors: Mendes, Guilber Neres
metadata.dc.contributor.advisor: Spada, Ana Corina Machado
Title: Literatura infantil e questões étnico-raciais: contribuições do livro Amoras, do autor Emicida
Keywords: Empoderamento negro;Consciência coletiva;Educação antirracista;Literatura infantil
Issue Date: 4-Oct-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: MENDES, Guilber Neres. Literatura infantil e questões étnico-raciais: contribuições do livro Amoras, do autor Emicida. 2023. 22f. Artigo de graduação (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2023.
metadata.dc.description.resumo: Este texto apresenta resultados de pesquisa realizada no âmbito da conclusão do curso de licenciatura em Pedagogia. As análises e reflexões aqui apresentadas fundamentam-se na perspectiva de que situações ligadas ao preconceito e à discriminação racial são fomentadas pela falta de formação acerca de história do Brasil, possibilitando uma análise crítica da dinâmica social, que deve ser promovida no ambiente escolar. Assim,o estudo é orientado pelo seguinte problema: de que maneira a literatura infantil pode contribuir para uma cultura antirracista? A hipótese que orienta leituras e análises é a de que a literatura infantil contribui para o desenvolvimento cognitivo, sociocultural e emocional de crianças por meio da inserção das mesmas em um contexto imaginativo, capaz de auxiliá-las no autoconhecimento do outro e do mundo. O objetivo geral é compreender a relevância da literatura infantil como um caminho para a construção de uma cultura antirracista. Objetivos específicos: investigar as contribuições da literatura na construção das mentalidades e da subjetividade humana, enfocando a representatividade das publicações que tenham um enredo centrado na vida de personagens negros; analisar as contribuições do livro Amoras, do autor Emicida, para a construção de uma cultura antirracista; refletir acerca de como a literatura pode favorecer a descolonização de pensamentos e subjetividades, abrindo caminhos para a construção de narrativas que tenham em sua centralidade protagonistas negros. A pesquisa é composta com base em abordagem qualitativa, recorrendo como método a análise discursiva de uma publicação voltada ao público infantil.
Abstract: Este texto presenta los resultados de una investigación realizada con motivo de la finalización de la carrera de Licenciatura en Pedagogía. Los análisis y reflexiones aquí presentados parten de la perspectiva de que las situaciones el discriminación racial son fomentadas por la falta de una formación sobre la historia de Brasil, posibilitando un análisis de las dinámicas sociales, que debe ser promovida la escola. El estudio se guía por el siguiente problema: ¿cómo puede la literatura infantil contribuir a una cultura antirracista? La hipótesis orienta lecturas es que la literatura infantil contribuye al desarrollo cognitivo, sociocultural y afectivo de los niños al insertarlos en un contexto imaginativo, capaz de ayudarlos en el conocimiento de sí mismos y del otro y del otro el mundo. Objetivo general es comprender la relevancia de la literatura infantil como forma de construcción de una cultura antirracista. Objetivos específicos: investigar las contribuciones de la literatura en la construcción de las mentalidades y la subjetividad humana, centrándose en la representatividad de las publicaciones que tienen una trama centrada en la vida de personajes negros; analizar los aportes del libro Amoras, autor Emicida, a la construcción de una cultura antirracista; reflexionar sobre cómo la literatura puede favorecer la descolonización de pensamientos y subjetividades, abriendo caminos para la construcción de narrativas que tengan en suya centralidad protagonistas negros. La investigación se basa en un enfoque cualitativo, utilizando como método el análisis discursivo de una publicación dirigida a niños.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6028
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Guilber Neres Mendes - Artigo de graduação.pdf478.77 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.