Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5951
Authors: Reis, Raysa Castanheira
metadata.dc.contributor.advisor: Souza, Luciane Silva de
Title: Diversidade cultural e relações étnico-raciais no livro didático do 5° ano do ensino fundamental
Keywords: Diversidade cultural;Relações étnico-raciais;Racismo;Livro didático
Issue Date: 26-Sep-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: REIS, Raysa Castanheira. Diversidade cultural e relações étnico-raciais no livro didático do 5° ano do ensino fundamental. 2023. 28f. Artigo de graduação (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2023.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa pretende analisar como as discussões da diversidade cultural e relações étnico-raciais aparecem nos livros didáticos do 5° ano do ensino fundamental. Com foco na temática diversidade cultural e nas relações étnico-raciais no livro didático do 5°ano do ensino fundamental, o propósito deste artigo é verificar se o livro didático adotado nas escolas municipais de Miracema contempla conteúdos acerca da diversidade cultural e das relações étnico-raciais e fazer um levantamento de quantas escolas de 5° ano há em Miracema. Diante disso, realizar um estudo das leis que versam a respeito da temática abordada neste trabalho, tendo em vista que é necessário reconhecer a escola como um espaço onde as diferenças se evidenciam com mais ênfase e isso precisa ser trabalhado. Dessa forma, como educadores, devemos estar atentos às práticas discriminatórias, cultivando uma relação de respeito e valorização no ambiente escolar. Foi realizada uma breve análise do livro didático adotado nas escolas municipais de Miracema do Tocantins, com viés na temática diversidade cultural e relações étnico-raciais. Observamos que ainda há muito o que fazer em relação às discussões, pois os livros didáticos excluem essas temáticas.
Abstract: The present research intends to analyze how the discussions of cultural diversity and ethnicracial relations appear in the textbooks of the 5th year of elementary school. Focusing on the theme of cultural diversity and ethnic-racial relations in the textbook for the 5th year of elementary school, the purpose of this article is to verify whether the textbook adopted in municipal schools in Miracema includes content about cultural diversity and ethnic-ethnic relations. and make a survey of how many 5th grade schools there are in Miracema. In view of this, to carry out a study of the laws that deal with the theme addressed in this work, considering that it is necessary to recognize the school as a space where differences are evidenced with more emphasis and this needs to be worked on. Thus, as educators, we must be aware of discriminatory practices, cultivating a relationship of respect and appreciation in the school environment. A brief analysis of the textbook adopted in the municipal schools of Miracema do Tocantins was carried out, with a bias in the theme of cultural diversity and ethnic-racial relations. We observed that there is still much to be done in relation to discussions, as textbooks exclude these topics.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5951
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Raysa Castanheira Reis - Artigo de graduação.pdf321.47 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.