Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5900
Authors: Lima, Bruno Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor: Brito, Lucas Xavier
Title: O corpo em tempo integral: qual o seu espaço nos documentos norteadores da educação física na rede estadual de ensino do Tocantins?
Keywords: Corpo;Espaço;Poder;Escola
Issue Date: 21-Sep-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: LIMA, Bruno Oliveira. O corpo em tempo integral: qual o seu espaço nos documentos norteadores da educação física na rede estadual de ensino do Tocantins? 2019. 47f. Monografia (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2023.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como temática central o corpo e as principais discussões que o rodeiam. O trabalho tem como objetivo: analisar o espaço do corpo nos documentos que servem de base para a educação integral tocantinense. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica com o intuito de investigar as concepções de corpo da Grécia antiga à contemporaneidade, e perceber a relação destas concepções com o ambiente escolar. Junto a isso, foi realizada uma pesquisa documental nos três principais documentos que norteiam a educação integral tocantinense: o Referencial Curricular do Tocantins, Diretrizes Curriculares do Tocantins e as Estruturas Curriculares do Tocantins. Percebeu-se que a temática corpo possui um espaço dentro desses documentos, só que este espaço possui suas limitações. Isso serve como reforço para que o professor busque outras fontes para embasar seu trabalho, buscando romper essas fragilidades.
Abstract: This undergraduate thesis has as its central theme the body and the main discussions that surround it. The work has as its objective: to analyze the body space in the documents that serve as the basis for Tocantins integral education. A bibliographic research was carried out with to investigate the body conceptions from ancient Greece to the contemporaneity, and also to understand the relation of these conceptions with the school environment. In addition, a documentary research was carried out in the three main documents from Tocantins that guide integral education in the state: Curriculum Reference for Elementary Education, Structures and Curriculum Guidelines. It was noticed that the body theme has a space within these documents, but this space has its limitations. This serves as a reinforcement for the teacher to look for other sources to support his work, seeking to break these weaknesses.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5900
Appears in Collections:Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bruno Oliveira Lima - Monografia.pdf901.26 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.