Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5890
Authors: Maia, Sthéfanny Lourranny Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Locatelli, Arinalda Silva
Title: Avaliação na educação infantil em tempos de ensino remoto: um olhar para os eixos interações e brincadeiras
Keywords: Educação Infantil;Ensino remoto/híbrido;Interação e Brincadeira;Pandemia da COVID-19;Child education;Remote/hybrid teaching;Interaction and Play;COVID- 19 pandemic
Issue Date: 19-May-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Sthéfanny Lourranny Silva Maia. Avaliação na educação infantil em tempos de ensino remoto: um olhar para os eixos interações e brincadeiras. 68 f. 2023. Monografia (Graduação) Fundação Universidade Federal Do Tocantins, Curso De Pedagogia, Campus De Tocantinópolis-TO.
metadata.dc.description.resumo: Essa pesquisa tem como preocupação o ato de avaliar na Educação Básica, em especial na Educação Infantil, que é a primeira etapa da educação onde a criança inicia sua trajetória escolar. O objetivo central do trabalho foi analisar como os professores implementaram os eixos norteadores interações e brincadeiras, de forma remota ou híbrida durante a Pandemia de COVID-19. Diante desse contexto, surgiu um questionamento sobre a avaliação na Educação Infantil em tempo da Covid-19: Quais os efeitos da adoção do formato remoto ou híbrido para o acompanhamento docente dos eixos interações e brincadeiras, considerando o que dispõe as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil? Metodologicamente a presente monografia foi construída a partir de leituras bibliográficas e documental, seguida de um trabalho de análise de questionário. Entendendo a avaliação como diagnóstico que aponta os caminhos para a inclusão. A finalidade foi detectar dificuldades para dar suporte e não para excluir. Os resultados apontaram que o ensino na modalidade remota ou híbrida não atendeu ao que as diretrizes propõem. É preciso uma maior adequação e instrumentalização tecnológica do trabalho docente, para um ensino remoto ou híbrido que incorpore efetivamente os resultados esperados, mas é certo que os docentes, família, crianças e gestores, buscaram fazer o que era possível diante das condições existentes e estão muito mais preparados que antes da pandemia.
Abstract: This research is concerned with the act of evaluating in Basic Education, especially in Early Childhood Education, which is the first stage of education where the child begins his school trajectory. The main objective of the work was to analyze how teachers implemented the guiding axes interactions and games, remotely or in a hybrid way during the COVID-19 Pandemic. In this context, a question arose about evaluation in Early Childhood Education in the time of Covid-19: What are the effects of adopting the remote or hybrid format for teaching monitoring of the interactions and games axes, considering what the National Curriculum Guidelines for Education have Childish? Methodologically, this monograph was built from bibliographical and documentary readings, followed by a questionnaire analysis work. Understanding the evaluation as a diagnosis that points the way to inclusion. The purpose was to detect difficulties to support and not to exclude. The results showed that teaching in remote or hybrid mode did not meet what the guidelines propose. Greater adequacy and technological instrumentalization of teaching work is needed, for remote or hybrid teaching that effectively incorporates the expected results, but it is certain that teachers, family, children and managers, sought to do what was possible in the face of existing conditions and are much more prepared than before the pandemic.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5890
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Sthéfanny.pdf1.19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.