Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5864
Authors: Rabelo, Maria Patrícia dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor: Oliveira, Antônio Miranda de
Title: Impactos para a identidade de crianças que vivem no campo e estudam em escola urbana na cidade de Miracema do Tocantins
Keywords: Cultura;Identidade;Escola;Transporte escolar;Assentamento
Issue Date: 18-Sep-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: RABELO, Maria Patrícia dos Santos. Impactos para a identidade de crianças que vivem no campo e estudam em escola urbana na cidade de Miracema do Tocantins. 2023. 50f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2023.
metadata.dc.description.resumo: Esse estudo é a pesquisa monográfica de conclusão do Curso de Pedagogia e teve como objetivo investigar os impactos causados para as identidades culturais de crianças que vivem no campo e estudam na escola urbana da cidade de Miracema do Tocantins. Fez-se uma pesquisa qualitativa baseada em uma pesquisa de campo, tendo como instrumento de coleta de dados, um questionário contendo sete questões, realizado por meio de entrevistas semiestruturadas com professores que atuam em escola urbana que atendem crianças da comunidade do Reassentamento Mundo Novo. Constatou-se que os espaços rurais constituídos pelos povos camponeses se encontram excluídos, pois quando se instituiu a concretização da educação formal no Brasil, o acesso a ela ficou exclusivamente para poucos grupos privilegiados, enquanto que os cidadãos do campo foram esquecidos dessa “conquista educacional”, uma vez que as escolas do campo estão sendo fechadas e seus alunos transportados para escolas urbanas, e que o poder público não está garantindo adequadamente o transporte das crianças para a escola. Percebeu-se ainda que a escola é um espaço importante para discussão acerca da identidade e da cultura de seus integrantes.
Abstract: Este estudio es la investigación monográfica para la realización del Curso de Pedagogía y tuvo como objetivo investigar los impactos causados a las identidades culturales de los niños que viven en el campo y estudian en la escuela en la ciudad de Miracema do Tocantins. Se realizó una investigación cualitativa basada en una investigación de campo, teniendo como instrumento de recolección de datos, un cuestionario, que contiene siete preguntas realizadas a través de entrevistas semiestructuradas a docentes que laboran en una escuela urbana que atiende a niños de la comunidad de Reasentamiento Mundo Novo. Se constató que los espacios rurales constituidos por pueblos campesinos están excluidos, pues cuando se instituyó la educación formal en Brasil, el acceso a ella era exclusivo de unos pocos grupos privilegiados, mientras que los ciudadanos rurales fueron olvidados de esta “logra educativa”. Se están cerrando escuelas y transportando a sus alumnos a escuelas urbanas, y el poder público no está garantizando adecuadamente el transporte de los niños a la escuela. También se percibió que la escuela es un importante espacio de discusión sobre la identidad y cultura de sus integrantes.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5864
Appears in Collections:Pedagogia

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