Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/5852
Autor(a): Santos, Tatiana Andrade dos
Orientador: Spada, Ana Corina Machado
Título: Formação de leitores e produtores textuais nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições do Programa Residência Pedagógica
Palavras-chave: Leitura;Escrita;Formação docente;Residência Pedagógica.
Data do documento: 15-Set-2023
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: SANTOS, Tatiana Andrade dos. Formação de leitores e produtores textuais nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições do Programa Residência Pedagógica. 2022. 56f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2023.
Resumo: Este trabalho tem como objeto de estudo a formação de leitores e de produtores textuais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O interesse pela temática foi despertado por meio das disciplinas que compõem a grade curricular do curso de Pedagogia e ampliado em virtude da participação junto ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa Institucional de Residência Pedagógica (PRP). Visando operacionalizar o estudo, foi formulado o seguinte problema de pesquisa: como a escola – instituição formalmente pensada para trabalhar com o ensino de saberes sistematizados – tem atuado no processo de alfabetização de seus estudantes? O trabalho pedagógico da instituição escolar tem contribuído adequadamente para a formação de leitores e produtores de texto? Como objetivo geral apresenta-se: discutir elementos implicados nos processos de ensino e de aprendizagem da linguagem escrita no âmbito escolar, considerando as contribuições do Programa Residência Pedagógica na formação inicial docente. Dentre os objetivos específicos estão: refletir sobre o Programa Residência Pedagógica e suas contribuições na formação inicial docente; pontuar o papel da instituição escolar na criação de contextos alfabetizadores; refletir sobre práticas de leitura e de escrita na formação escolar, considerando as experiências vividas junto ao Programa Residência Pedagógica. As reflexões basearam-se nas contribuições científicas de Coelho (2011); Ferreiro (2011); Mendonça (2011); Smolka (1987); Nóvoa (2022), bem como em experiências vividas como bolsista do PRP. Os estudos realizados apontam que a atuação junto ao PRP oportuniza ao estudante de licenciatura um conjunto de vivências no âmbito escolar, aproximando-o das necessidades educacionais dos educandos, especialmente no que se refere ao aprendizado da linguagem escrita. As experiências mostraram ainda que a formação de leitores e de produtores textuais supera a questão do método, sendo essencial que o profissional docente possua um robusto conhecimento sobre o conceito de linguagem. Somente por meio do constante estudo e aprimoramento profissional é que os docentes são capazes de criar situações que estimulem de fato os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental a pensarem sobre a linguagem escrita e a construírem hipóteses que os aproximem da produção textual e da efetiva leitura.
Abstract: Este trabajo tiene como objeto de estudio la formación de lectores y productores textuales en los primeros años de la Enseñanza Primaria. El interés por el tema fue despertado a través de las disciplinas que componen el currículo de la carrera de Pedagogía y ampliado a partir de la participación en el Programa Institucional de Beca de Iniciación Docente (PIBID) y el Programa Institucional de Residencia Pedagógica (PRP). Para operacionalizar el estudio, se formuló el siguiente problema de investigación: ¿cómo ha actuado la escuela – institución formalmente diseñada para trabajar con la enseñanza de saberes sistematizados – en el proceso de alfabetización de sus alumnos? ¿El trabajo pedagógico de la institución escolar ha contribuido adecuadamente a la formación de lectores y productores de textos? Como objetivo general, se presenta: discutir elementos involucrados en los procesos de enseñanza y aprendizaje de la lengua escrita en el ambiente escolar, considerando las contribuciones del Programa de Residencia Pedagógica en la formación inicial de profesores. Entre los objetivos específicos se encuentran: reflexionar sobre el Programa de Residencia Pedagógica y sus aportes a la formación inicial docente; puntualizar el papel de la institución escolar en la creación de contextos de alfabetización; reflexionar sobre las prácticas de lectura y escritura en la educación escolar, considerando las experiencias vividas con el Programa de Residencia Pedagógica. Las reflexiones se basaron en los aportes científicos de Coelho (2011); Herrero (2011); Mendonça (2011); Smolka (1987); Nóvoa (2022), así como en experiencias vividas como becario del PRP. Estudios realizados apuntan que trabajar con el PRP brinda a los estudiantes de pregrado un conjunto de experiencias en el ámbito escolar, acercándolos a las necesidades educativas de los estudiantes, especialmente en lo que se refiere al aprendizaje de la lengua escrita. Las experiencias también mostraron que la formación de lectores y productores textuales supera la cuestión del método, siendo fundamental que el profesional docente tenga un conocimiento robusto sobre el concepto de lengua. Solo a través del estudio constante y la superación profesional, los docentes pueden crear situaciones que realmente animen a los estudiantes de los primeros años de la escuela primaria a pensar sobre el lenguaje escrito y construir hipótesis que los acerquen a la producción textual y la lectura efectiva.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5852
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tatiana Andrade dos Santos - Monografia.pdf953.5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.