Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5820
Authors: Silva, Jerônimo Cavalcante Dantas da
metadata.dc.contributor.advisor: Rocha, José Damião Trindade
Title: A “história afro-brasileira” nos currículos da formação de professores na UEPA
Keywords: Currículo. História Afro-Brasileira. Licenciaturas. Curriculum. Afro-Brazilian History. Degrees
Issue Date: 11-Jul-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Citation: SILVA, Jerônimo Cavalcante Dantas da. A “história afro-brasileira” nos currículos da formação de professores na UEPA. 2023. 82f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2023.
metadata.dc.description.resumo: Este relatório tem como objetivo analisar os currículos dos cursos de licenciaturas em Pedagogia, História e Física, ofertadas pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), campus de Conceição do Araguaia. Esta fundamentação teórica está inserida no campo interdisciplinar dos estudos curriculares, agregando aqui questões voltadas ao racismo estrutural com aplicabilidade no contexto da educação. Com isso, os saberes científicos mobilizados nos ajudam a pensar na história afro-brasileira como ferramenta processual e essencialmente interdisciplinar. A metodologia é do tipo documental com abordagem qualitativa, isso porque estamos tratando como documento o Projeto Político Pedagógico (PPP) das referidas licenciaturas, com vistas a entender a construção dos ementários das disciplinas analisadas. Foram selecionados os componentes curriculares que, de alguma forma, apresentam interface com os estudos sobre cultura e sociedade afro-descendente. Os dados revelaram pouco projeção curricular no que compete à discussão da história afro-brasileira, a qual mostrou-se sem espaço nas diretrizes curriculares. Isso foi agravado pelo fato das referências bibliográficas das ementas estarem desatualizadas e fora do escopo das políticas públicas afro-brasileiras. Isso, por sua vez, revela licenciaturas em transição curricular, mas ainda com forte teor conservador.
Abstract: This report has aims to analyze the curricula of undergraduate courses in Pedagogy, History and Physics, offered by the University of the State of Pará (UEPA), campus of Conceição do Araguaia. This theoretical foundation is housed in the interdisciplinary field of curriculum studies, adding here questions related to structural racism with applicability in the core of education. With this, the scientific knowledge mobilized helps us to think of Afro-Brazilian history as something procedural and essentially interdisciplinary. The methodology is of the documentary type with a qualitative approach, because we are treating the Pedagogical Political Project (PPP) of the mentioned degrees as a document, with a view to understanding the construction of the syllabi of the analyzed disciplines. The curricular components that, in some way, interface with studies on Afro-descendant culture and society were selected. The data revealed little curricular projection regarding the discussion of Afro-Brazilian history, which proved to be without space in the curricular guidelines. This was aggravated by the fact that the bibliographic references in the menus were out of date and outside the scope of Afro-Brazilian public policies. This, in turn, reveals degrees in curricular transition, but still with a strong traditional.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5820
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jerônimo Cavalcante Dantas da Silva - Dissertação.pdf900.54 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.