Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5668
Authors: Matos, Jayron Antonio Crhistofler
metadata.dc.contributor.advisor: Grangeiro, Filipe Barreto
Title: Relato de experiência do projeto sono ao longo da vida: um caminho para o autocuidado da saúde física e mental
Keywords: Educação em Saúde;Saúde do Estudante;Sono;Transtornos Mentai;Health Education;Student Health;Sleep;Mental Disorders
Issue Date: 9-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Jayron Antonio Crhistofler Matos. Relato de experiência do projeto sono ao longo da vida: um caminho para o autocuidado da saúde física e mental. 20 f. 2022. Monografia (Graduação) - Curso de Educação Física, UFT, Tocantinópolis - TO.
metadata.dc.description.resumo: O objetivo do trabalho foi relatar a experiência das vivências adquiridas e desenvolvidas por um monitor voluntário participante do projeto e descrever ações do Projeto Integrado do Curso de Educação Física “Sono ao longo da vida”, vinculado ao Programa Alvorecer. O projeto de extensão foi desenvolvido com discentes, de ambos os sexos, do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Norte do Tocantins em Tocantinópolis. Iniciado em 2021 na sua primeira fase realizou um mapeamento delineando o perfil sociodemográfico e clínico dos estudantes, caracterizando o aumento dos transtornos do sono e dos transtornos mentais durante o contexto da COVID-19. Sendo assim, pretende-se a inserção de intervenção através das terapias expressivas utilizando música e dança, visando possibilitar a melhoria na diminuição dos transtornos do sono e atenuando o estado de ansiedade, depressão com efeito positivo na qualidade de vida e na prática da promoção da saúde universitária, aspirando condições de continuidade no Curso de Graduação, permanência do discente e consequentemente conclusão do curso.
Abstract: The objective of the work was to report the experience of the experiences acquired and developed by a volunteer monitor participating in the project and to describe actions of the Integrated Project of the Physical Education Course “Sono throughout life”, linked to the Alvorecer Program. The extension project was developed with students, of both sexes, from the Physical Education Course at the Federal University of Norte do Tocantins in Tocantinópolis. Started in 2021 in its first phase, it carried out a mapping outlining the sociodemographic and clinical profile of students, characterizing the increase in sleep disorders and mental disorders during the context of COVID-19. Therefore, it is intended to insert intervention through expressive therapies using music and dance, aiming to enable the improvement in the reduction of sleep disorders and attenuating the state of anxiety, depression with a positive effect on the quality of life and in the practice of promoting sleep. university health, aspiring conditions of continuity in the Undergraduate Course, permanence of the student and consequently completion of the course.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5668
Appears in Collections:Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Jayron.pdf973.78 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.