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Authors: Silva, Lívia Hevellin Dos Santos da
metadata.dc.contributor.advisor: Araújo, Bárbara Carvalho de
Title: Inclusão e desenvolvimento na escola: um relato de experiência no projeto autismo
Keywords: Transtorno do espectro autista;Inclusão Escolar;Educação Física;Autism Spectrum Disorder;School inclusion;Physical education
Issue Date: 4-Jul-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Lívia Hevellin Dos Santos da Silva. Inclusão e desenvolvimento na escola: um relato de experiência no projeto autismo. 21 f. 2023. Monografia (Graduação) - Curso de Educação Física, UFT, Tocantinópolis - TO.
metadata.dc.description.resumo: O Transtorno do espectro Autista vem sendo discutido amplamente na sociedade nos últimos tempos. A inclusão escolar desse alunado é foco de preocupação dos diferentes profissionais que atuam na área, bem como dos familiares, que percebem as dificuldades em sala de aula para o atendimento de qualidade destes. O presente artigo teve o objetivo de refletir sobre vivências do “Projeto Autismo Inclusão, Desenvolvimento na Escola”, um projeto de formação promovido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais Escola Especial “Um passo diferente” APAE, vivenciados por professores, estudantes universitários e comunidade da cidade de Tocantinópolis e apresentar alternativas educativas para se trabalhar com alunos que possuem TEA dentro e fora da sala de aula. Este artigo traz um relato de experiência das minhas vivências como participante do “Projeto Autismo – Inclusão, Desenvolvimento na Escola”, que é um projeto de formação promovido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais Escola Especial “Um passo diferente” APAE. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência de ações promovidas pelo Projeto, sendo assim, será abordada nesse relato apenas uma ação que ocorreu no mês de abril de 2023, realizada com os professores, estudantes universitários no projeto. Conclui-se que o uso de atividades lúdicas auxilia no desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança com TEA, bem como contribui para a capacidade psicomotora e proporciona novas experiências, tanto para a criança como para o profissional de Educação Física ou Pedagogo, lidar com crianças com TEA requer habilidades específicas.
Abstract: Autistic Spectrum Disorder has been widely discussed in society in recent times. The school inclusion of these students is a focus of concern for different professionals who work in the area, as well as family members, who perceive the difficulties in the classroom to provide quality care for them. This article aimed to reflect on the experiences of the “Project Autism Inclusion, Development at School”, a training project promoted by the Association of Parents and Friends of the Special School “A different step” APAE, experienced by teachers, university students and community in the city of Tocantinópolis and present educational alternatives to work with students who have ASD inside and outside the classroom. This article brings an experience report of my experiences as a participant in the "Project Autism - Inclusion, Development at School", which is a training 1 Graduanda em Licenciatura em Educação Física na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) - Tocantinópolis -TO. Contato: livia.hevellin@mail.uft.edu.br. 2 Licenciada em Educação Física, Especialista em Educação Física Escolar, Mestra em Ensino em Ciências e Saúde. Professora do Magistério Superior Substituta Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) - Tocantinópolis -TO. Contato: araujo.barbara@uft.edu.br. 9 project promoted by the Association of Parents and Friends of the Special School "A different step" APAE. This is a descriptive study, of the experience report type, carried out from the experience of actions promoted by the Project, therefore, this report will only address an action that took place in April 2023, carried out with teachers, students college students on the project. It is concluded that the use of recreational activities helps in the cognitive, social and affective development of the child with ASD, as well as contributes to the psychomotor capacity and provides new experiences, both for the child and for the Physical Education professional or Pedagogue, to deal with children with ASD require specific skills.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5664
Appears in Collections:Educação Física

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