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Authors: Munoz, José Henrique Oliveira de
metadata.dc.contributor.advisor: Silva Netto, Luiz Sinésio
Title: Elaboração e avaliação de vídeo instrucional da tecnologia W-inshoe sobre a pisada do idoso
Keywords: Design de vídeo; vídeo educacional; vídeo instrucional; idoso; teoria cognitiva da aprendizagem multimídia; pressão plantar; W-Inshoe; Video design; educational vídeo; instructional vídeo; elderly; cognitive theory of multimedia learning; plantar pressure
Issue Date: 27-Feb-2023
Citation: MUNOS, José Henrique Oliveira de. Elaboração e avaliação de vídeo instrucional da tecnologia W-inshoe sobre a pisada do idoso.2023. 130f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciência e Saúde, Palmas, 2023.
metadata.dc.description.resumo: Ao se considerar o uso de palavras e imagens para promover uma aprendizagem significativa na construção de vídeos instrucionais, esbarra-se no problema da carga cognitiva, um desafio central para os designers de instrução multimídia que na maioria das vezes não apresentam conhecimento necessário para que se transmita uma compreensão profunda do material apresentado. Um desafio para os designers de instrução multimídia é o processamento cognitivo pretendido apresentado para o aluno, o que excede sua a capacidade cognitiva, gerando sobrecarga neste quesito. Há a necessidade do conhecimento por parte dos designers de vídeos para se projetar um aprendizado de forma a reduzir as chances de sobrecarga cognitiva nos cenários apresentados para a compreensão multimídia. Sendo o nosso público-alvo a pessoa idosa, os cuidados de exposição para um aprendizado multimídia precisa ser ainda maior. A depressão, a perda auditiva, o declínio cognitivo e da visão acompanham a pessoa idosa no processo de envelhecimento biológico o que afeta o processo de aprendizagem multimídia sendo estes aspectos considerados uma sobrecarga cognitiva intrínseca, o que se torna um desafio ainda maior a exposição de vídeos instrucionais na compreensão do material a ser apresentado. A Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (CTML) é uma estrutura apropriada para projetar e avaliar vídeos instrucionais sendo um requisito fundamental para que o designer de vídeo exerça uma construção coerente de aprendizagem significativa multimídia. O ponto focal deste estudo é a proposição de um protocolo central para design e produção de vídeo que reduza a carga cognitiva na aprendizagem multimídia ao se considerar a população idosa como um público incorporado com sobrecarga cognitiva intrínseca em cenários de instrução multimídia. Portanto, essa pesquisa propõe elaborar um vídeo instrucional sobre a Tecnologia W-Inshoe na pisada do idoso utilizando como fundamento a Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (CTML). O intuito do vídeo é levar esse conhecimento aos idosos, isto é, a existência de um dispositivo eletrônico para analisar a marcha na prevenção e tratamento de instalações de distúrbios dolorosos e posturais ao longo do corpo humano.
Abstract: When considering the use of words and images to promote meaningful learning in the construction of instructional videos, the problem of cognitive load is faced, which makes it a central challenge for multimedia instruction designers who most often do not have the necessary knowledge. to convey a deep understanding of the material presented. A challenge for multimedia instruction designers is that the intended cognitive processing presented to the learner exceeds the learner's cognitive capacity, which leads to cognitive overload. There is a need for knowledge on the part of video designers to project people learning in order to reduce the chances of cognitive overload in the scenarios presented for multimedia understanding and since our target audience is the elderly, exposure care for a multimedia learning needs to be even greater. Depression, hearing loss, cognitive and vision decline accompany the elderly person in the biological aging process, which affects the multimedia learning process and these aspects are considered an intrinsic cognitive overload, which becomes an even greater challenge to exposure of instructional videos in understanding the material to be presented. The Cognitive Theory of Multimedia Learning is an appropriate framework for designing and evaluating instructional videos and is a fundamental requirement for the video designer to carry out a coherent construction of meaningful multimedia learning. Therefore, the focal point of this study is the proposition of a core protocol for video design and production that reduces the cognitive load in multimedia learning by considering the elderly population as an embedded audience with intrinsic cognitive overload in multimedia instruction scenarios. Therefore, this research proposes to elaborate an instructional video on W-Inshoe Technology in the stride of the elderly using as a foundation the Cognitive Theory of Multimedia Learning (CTML). The purpose of the video is to bring this knowledge to the elderly, that is, that there is an electronic device to analyze gait in the prevention and treatment of facilities of painful and postural disorders throughout the human body.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5443
Appears in Collections:Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde

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