Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5437
Authors: Rodrigues, Fernanda Moreira
metadata.dc.contributor.advisor: Bodnar, Roseli
Title: O espaço na obra A comunidade do arco-íris, de Caio Fernando Abreu: do texto à cena
Keywords: A Comunidade do Arco-Íris; Dramaturgia para crianças; Espaço literário; Espaço teatral; Cenografia; The Rainbow Community; Dramaturgy for children; Literary space; Theatrical space; Scenography
Issue Date: 31-Mar-2023
Citation: RODRIGUES, Fernanda Moreira. O espaço na obra A comunidade do arco-íris, de Caio Fernando Abreu: do texto à cena.2023.119f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Nacional, 2023.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho dissertativo tem como objeto de estudo o espaço na obra A Comunidade do Arco- Íris, do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu. A proposta traz como objetivo a investigação do elemento espaço dentro do texto dramático, com o intuito de refletir sobre as possibilidades de materializá-lo em uma futura montagem, um trabalho que exige não apenas técnicas, mas uma percepção sensível que abarca o processo criativo. A partir do cruzamento e fundamentos teóricos dos conceitos voltados para teoria literária, o teatro e a cenografia, o estudo do espaço se constitui como um importante orientador no processo de criação e desenvolvimento do espaço visual da cena. Por se tratar de uma pesquisa que trabalha com experimentação e criatividade, o método utilizado foi o indutivo, de natureza aplicada, já que a análise da peça se deu com base nos estudos prévios dos conceitos e teorias relativas ao espaço. Para investigar o elemento espaço em um texto dramático foi preciso levar em consideração as distinções que envolvem o texto e o momento da representação, evidenciando que espaço dramático e espaço cênico são diferentes e também complementares. Uma análise minuciosa e sensível do texto possibilita a construção do espaço dramático por parte do leitor cenógrafo, proporcionando uma leitura espacial mais eficaz para se pensar na criação do espaço cênico materializado e visível no palco. Escrita na década de 1970, momento em que as produções para crianças se fortalecem no país, A Comunidade do Arco-Íris traz temas que se mostram atemporais, como a preservação do meio ambiente, questões sobre democracia, machismo e trabalho coletivo. A representação do espaço na obra evidencia a relação conflituosa que as personagens carregam pela cidade grande em contraponto ao sentimento de realização e felicidade construído no espaço natural do recanto. A análise do espaço não está apenas nas indicações fornecidas pelo autor, mas nas entrelinhas de cada fala, de cada personagem. A leitura e construção espacial do texto surge a partir dessa análise aliada a um processo criativo individual e experimental que pode ser utilizado para iniciar um projeto cenográfico, cujo texto é o ponto de partida para a encenação.
Abstract: The object of this dissertation is the space in the work A Comunidade do Arco-Íris, by Caio Fernando Abreu. The proposal aims to investigate the element of space within the dramatic text, in order to reflect on the possibilities of materializing it in a future staging, a work that requires not only techniques, but a sensitive perception that encompasses the creative process. From the crossing and theoretical foundations of concepts focused on literary theory, theatre and scenography, the study of space is constituted as an important guide in the process of creation and development of the visual space of the scene. Because it is a research that works with experimentation and creativity, the method used was inductive, of applied nature, since the analysis of the play was based on previous studies of concepts and theories relating to space. To investigate the space element in a dramatic text it was necessary to take into consideration the distinctions involving the text and the moment of representation, evidencing that dramatic space and scenic space are different and also complementary. A careful and sensitive analysis of the text makes possible the construction of the dramatic space by the scenographer reader, providing a more effective spatial reading to think about the creation of the scenic space materialized and visible on stage. Written in the 1970s, a time when productions for children were becoming stronger in the country, A Comunidade do Arco-Íris brings timeless themes, such as the preservation of the environment, questions about democracy, machismo and collective work. The representation of space in the work shows the conflicting relationship that the characters have with the big city in contrast to the sense of fulfilment and happiness built in the natural space of the corner. The analysis of the space is not only in the indications provided by the author, but between the lines of each speech, of each character. The reading and spatial construction of the text arises from this analysis allied to an individual and experimental creative process that can be used to start a scenographic project, whose text is the starting point for the staging.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5437
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