Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5396
Authors: Dias, Artenizia Leonel
metadata.dc.contributor.advisor: Araújo, Gustavo Cunha de
Title: Transposição didática em literatura clássica em história em quadrinhos: letramento e formação de leitores nas séries iniciais do ensino fundamental
Keywords: Alfabetização e Letramento; Transposição Didática; História em Quadrinhos; Literatura Clássica; Literacy; Didactic Transposition; Comic Books; Classic Literature
Issue Date: 8-Dec-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Citation: DIAS, Artenizia Leonel. Transposição didática em literatura clássica em história em quadrinhos: letramento e formação de leitores nas séries iniciais do ensino fundamental. 2022. 176f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2022.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo vincula-se à linha de pesquisa Métodos e Técnicas de Ensinar e Aprender na Educação Básica, do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPPGE da Universidade Federal do Tocantins e procura contribuir com o debate teórico-prático acerca dos desafios na transposição didática na alfabetização das crianças, ou seja, na transformação do conhecimento histórico e culturalmente acumulado em um saber escolar, no contexto e nível de desenvolvimento cognitivo e psicossocial do aluno. Nessa perspectiva, levantamos o seguinte questionamento: como ocorre o processo de alfabetização, letramento e formação de leitores na perspectiva da transposição didática da literatura clássica em história em quadrinhos para os alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental? Para respondê-lo, temos como principal objetivo da pesquisa compreender o processo de alfabetização, letramento e formação de leitores na perspectiva da transposição didática da literatura clássica em história em quadrinhos para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Nossos objetivos específicos foram: Apreender as contribuições teóricas sobre o processo de alfabetização, letramento e formação de leitores nas séries iniciais do Ensino Fundamental; Identificar de que forma as práticas de leitura em literatura clássica em sala de aula podem contribuir na formação de leitores em séries iniciais; Conhecer como a transposição didática da literatura clássica em história em quadrinhos facilita a aprendizagem dos processos de leitura e escrita; Descrever práticas didático-pedagógicas de leitura em literatura clássica na forma de histórias em quadrinhos que despertam nas crianças o gosto pela leitura; e Analisar como o aluno faz uso consciente das práticas de linguagem, a partir da literatura clássica no formato de histórias em quadrinhos. Como procedimentos metodológicos, adotamos a abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, tendo como participantes a professora-pesquisadora e as crianças de uma turma do primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de tempo integral localizada em Palmas, Tocantins. As crianças participantes da pesquisa (26 alunos) foram escolhidas por serem alunos que iniciaram o seu processo de alfabetização. Na forma de análise dos dados, utilizamos a pesquisa interpretativa, pois esta nos possibilitou utilizar diversas matrizes teóricas na análise dados gerados no estudo. Os dados foram analisados a partir de duas categorias de análise: Aspectos sociais e culturais via letramento literário: na obra “O Quinze” de Rachel de Queiroz e As virtudes e renovações morais humanas no letramento literário: na obra “Os Miseráveis”, de Victor Hugo. Como instrumentos de pesquisa utilizamos entrevistas estruturadas e semiestruturadas, bem como relatos orais narrados pelos alunos durante as aulas, e leitura das obras selecionadas em formato de HQs. Dentre alguns resultados encontrados, as atividades relacionadas com as obras clássicas “O Quinze” e “Os Miseráveis” nos proporcionaram compreender que a escolha das obras em HQs foi fundamental para que os temas fossem desenvolvidos e que as crianças se mostrassem mais interessadas na leitura das obras e, consequentemente, entender aspectos culturais e sociais presentes nessas histórias, via transposição didática. No estudo, ficou evidenciado ainda que práticas educativas quando integradas à realidade da criança, sendo reflexivas e significativas, garantem a ampliação dos níveis de letramento escolar, coletivo, e o letramento individual.
Abstract: The present study is linked to the research line Methods and Techniques of Teaching and Learning in Basic Education of the Professional Graduate Program in Education - PPPGE of the Federal University of Tocantins and seeks to contribute to the theoretical and practical debate about the challenges in the didactic transposition in children's literacy, i.e., the transformation of historical and culturally accumulated knowledge into school knowledge, in the context and level of cognitive and psychosocial development of the student. In this perspective, we raise the following question: how does the process of literacy, literacy and formation of readers occur from the perspective of the didactic transposition of classical literature into comic books for students of the 1st year of elementary school? To answer it, we have as the main objective of the research to understand the process of literacy and formation of readers in the perspective of the didactic transposition of classical literature into comic books for students in the 1st year of elementary school. Our specific objectives were To apprehend the theoretical contributions about the literacy process, and formation of readers in the initial grades of elementary school; To identify how reading practices in classical literature in the classroom can contribute to the formation of readers in initial grades; To know how the didactic transposition of classic literature into comics facilitates the learning of reading and writing processes; To describe didactic-pedagogical reading practices in classic literature in the form of comic books that awaken in children the taste for reading and to analyze how the student makes conscious use of language practices, based on classic literature in the format of comic books. As methodological procedures, we adopted the qualitative approach, of the research-action type, having as participants the teacher-researcher and the children of a first year class of Elementary School of a municipal full-time school located in Palmas, Tocantins, the children participating in the research (26 students) were chosen for being students who started their literacy process. In the form of data analysis, we used the interpretative research, because this allowed us to use several theoretical matrices in the analysis data generated in the study. The data were analyzed based on two categories of analysis: Social and cultural aspects via literary literacy: in the work "O Quinze" (The Fifteen) by Rachel de Queiroz and The human virtues and moral renovations in literary literacy: in the work "Os Miseráveis" (The Miserable’s) by Victor Hugo. As research instruments we used structured and semi-structured interviews, as well as oral reports narrated by the students during the classes, and reading of the selected works in comic books format. Among some results found, the activities related to the classic works "O Quinze" and "Os Miseráveis" allowed us to understand that the choice of the works in comic books format was fundamental for the themes to be developed and for the children to show more interest in reading the works and, consequently, to understand cultural and social aspects present in these stories, via didactic transposition. In the study, it was also evidenced that educational practices when integrated to the reality of the child, being reflective and meaningful, guarantee the expansion of the levels of school literacy, collective, and individual literacy.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5396
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artenizia Leonel Dias - Dissertação.pdf3.47 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.