Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5351
Authors: Santos, Carlos antonio Oliveira dos
metadata.dc.contributor.advisor: Almeida, Angelita de Oliveira
Title: A educação cooperativa como ferramenta de desenvolvimento do cooperativismo: uma análise do trabalho desenvolvido pelo sistema ocb-sescoop/PA.
Keywords: Educação Cooperativa.;Capacitação.;Cooperativismo.;Cooperado.
Issue Date: 2-May-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SANTOS,Carlos Antonio Oliveira dos. A educação cooperativa como ferramenta de desenvolvimento do cooperativismo: uma análise do trabalho desenvolvido pelo sistema ocb-sescoop/PA. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Tecnólogo em Gestão de Cooperativas, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016.
metadata.dc.description.resumo: O artigo faz uma revisão bibliográfica sobre a educação cooperativa, trazendo sua importância e desafios, para as peculiaridades dos empreendimentos cooperativos, destacando a importância da Organização do Quadro Social (OQS) como ferramenta de educação. Desse modo, torna-se inevitável trazer para discussão a distinção entre educação cooperativa e capacitação. Na pesquisa de campo foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com o aporte de um formulário semiestruturado, com questões abertas e fechadas, tendo por finalidade contribuir para o objetivo da pesquisa: levantar as atividades, programas e ações de educação cooperativa que o Sistema OCB-SESCOOPPA desenvolveu nos anos de 2014 e 2015 para suas cooperativas filiadas, e compará-las com as atividades de educação cooperativa desenvolvidas por duas cooperativas localizadas na cidade de Belém.
Abstract: The article makes a literature review on cooperative education, bringing their importance and challenges to the peculiarities of cooperative enterprises, highlighting the importance of the Membership Organization (OQS) as an important education tool. Thus, it becomes inevitable to bring into question the distinction between cooperative education and training. In the field research were conducted semi-structured interviews with the contribution of a semistructured form with open and closed questions, with the aim of contributing to the research objective: raising activities, education programs and actions cooperative that the SISTEMA OCB-SESCOOP/PA developed in the years 2014 and 2015 for its member cooperatives, and compare them with the cooperative education activities for two cooperatives located in the city of Belém. Keywords: Corporate Education, Training, Cooperatives, Cooperative.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5351
Appears in Collections:Gestão de Cooperativas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CARLOS ANTONIO OLIVEIRA DOS SANTOS - TCC - COOPERATIVISMO.pdf498.11 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.