Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5306
Authors: Pereira, Daniela Soares
metadata.dc.contributor.advisor: Gracio, Heber
Title: Redes de conversação sobre a Amazônia no Twitter durante as queimadas de 2019
Keywords: Redes sociais na internet; Conversações em rede; Amazônia; Queimadas; Social networks on the internet; Network conversations; Amazon; wildfires
Issue Date: 21-Nov-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente - Ciamb
Citation: PEREIRA, Daniela Soares. Redes de conversação sobre a Amazônia no Twitter durante as queimadas de 2019.2022. 147f. Tese (Doutorado em Ciências do Ambiente) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente, Palmas, 2022.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo apresenta o mapeamento das redes de conversação que emergiram na mídia social Twitter sob a indexação da palavra-chave “amazonia”, por ocasião do aumento das queimadas na Amazônia em agosto de 2019, a fim de compreender o comportamento dessas redes. O assunto foi pauta da reunião dos representantes dos sete países mais industrializados no mundo, a Cúpula do G7, realizada na França, no referido ano. A captura das conversações foi feita no dia 22 de agosto, dois dias antes da reunião da Cúpula, e entre os dias 24 e 26 do mesmo mês, enquanto era realizado o encontro. A reunião contribuiu para que o aumento dos focos de calor na Amazônia fosse amplamente noticiado e alcançasse repercussão internacional. As metodologias utilizadas foram a Análise de Redes Sociais (ARS), a partir das métricas de (i) grau de entrada, (ii) número de seguidores, (iii) número de tweets, (iv) autoridade e (v) modularidade; e a Análise de Conteúdo, utilizada para explorar, descrever e interpretar os dados levantados a partir das ações dos atores e o que eles disseram. Foram utilizados os softwares NodeXl, para a captura dos dados, e Gephi, para o tratamento dos dados, a geração das métricas e a visualização das redes. O estudo identificou, a partir da delimitação de uma amostra dos perfis, oito tipos de atores mais engajados e com maior abrangência na rede, a saber: Governo, Jornalístico, Político, Pessoa Pública, Blog Profissional, Pessoal, Representante de causa ambiental e Perfil falso. Também foram identificadas quatorze categorias temáticas associadas ao termo Amazônia. Foram elas: Soberania, Brasil predador, Mundo predador, Internacionalização, Má gestão do Governo, Boa gestão do Governo, Solução mística, Ativismo ambiental, Partidarismo nocivo, Amazônia plural, Crítica à informação, Tangencial, Cooperação entre países e Factualidade. Em relação ao comportamento das redes concluiu-se que o teor do debate foi definido pela identificação com os valores defendidos pelos perfis de figuras públicas de diversos segmentos da sociedade, na grande maioria, não vinculadas à causa ambiental. Isso confirma que o esclarecimento sobre o tema para a formação de opinião mais equilibrada pelos usuários foi ofuscado pelo debate como um todo. Desse modo, apesar da complexidade do fato, a difusão de informação foi determinada por comportamentos como a homofilia, comprometendo o debate mais aprofundado sobre o assunto.
Abstract: This study presents the mapping of the conversation networks that emerged on the social media Twitter under the indexing of the keyword “amazonia”, on the occasion of the increase in Amazon wildfires in August 2019, in order to analyze the dynamics of these networks. The subject was on the agenda of the meeting of the representatives of the seven most industrialized countries in the world, the G7 Summit, held in France in the same year. The capture of the conversations was carried out two days before the Summit meeting and between the 24th and 26th, when the meeting was being held. This contributed to the increase in hotspots in the Amazon has been widely reported and has achieved international repercussion. The methodologies used were the Social Network Analysis (SNA), based on the metrics of: (i) entry level, (ii) number of followers, (iii) number of tweets, (iv) authority and (v) modularity; and Content Analysis, performed to explore, describe and interpret the data collected from the actions of the actors and what they said. The software NodeXl was used to capture the data. The Gephi software was used to process data, generate the metrics, and visualize the networks. From the delimitation of a sample of profiles, the study identified eight types of actors most engaged and have the greatest reach in the network: Government, Journalistic, Political, Public Person, Professional Blog, Personal, Environmental Cause Representative, and Fake Profile. Fourteen thematic categories associated with the term "Amazon" was also identified. They were: Sovereignty, Predator Brazil, Predator World, Internationalization, Government Mismanagement, Government Good Management, Mystical Solution, Environmental Activism, Harmful Partisanship, Plural Amazon, Information Criticism, Tangential, Cooperation between countries, and Factuality. Regarding the dynamics of the conversation networks analyzed, it was concluded that the content of the debate was defined by the identification with the values defended by the profiles of public figures from different segments of society, in the vast majority, not linked to the environmental cause. This confirms that the clarification of the subject for the formation of a more balanced opinion by network users has been overshadowed by the debate as a whole. Thus, despite the complexity of the fact, the dissemination of information was determined by behaviors such as homophily, compromising the deeper debate on the subject.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5306
Appears in Collections:Doutorado em Ciências do Ambiente

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