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http://hdl.handle.net/11612/5301
Authors: | Asevedo, Marcial de |
metadata.dc.contributor.advisor: | Silva, Narciso Larangeira Telles da |
Title: | Sonho de uma noite de verão: recriações, autonomias e abismos |
Keywords: | Processo criativo; Teatralidades contemporâneas; Sonho de uma noite de verão; Creative process; Contemporary theatrics; A Midsummer Night Dream |
Issue Date: | 15-Mar-2012 |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
metadata.dc.publisher.program: | Mestrado em Artes |
Citation: | ASEVEDO, Marcial de. Sonho de uma noite de verão: recriações, autonomias e abismos. 2012.147f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-graduação em Artes, Uberlândia, 2012 |
metadata.dc.description.resumo: | O presente projeto de pesquisa em artes cênicas tem como objetivos principais a construção de um processo criativo sobre a peça Sonho de uma noite de verão, de William Shakespeare, e a análise dos registros e documentações à luz das teorias e conceitos que situam o Teatro em sua contemporaneidade. Estimula a criação cênica partindo da experimentação corporal dos personagens e conflitos, apresentando diferentes metodologias e linguagens teatrais, que se organizaram como coreografia cênica, cenas realistas, a commedia dell’arte, o butô e a performance-art. Conceitos como movimento, ação, narrativa, estado físico, ficção e realidade são abordados de forma prática e experimetados enquanto signo de cena. O método de análise se pauta no relato das experiências, suportado pelas teorias das linguagens acima citadas, nos registros criados pelos atores e na gravação do exercício cênico em DVD. A conclusão do trabalho se insere em questões de formação acadêmica para o ator, tais como presença cênica, instrumentalização corporal e vocal, subjetividade e interpretação, bem como a necessidade ainda premente do diálogo contínuo entre expressão pessoal e comunicação coletiva. O processo convergiu metodologias e linguagens aparentemente opostas, visando uma polifonia de percursos e sentidos. Tentando aproximar-se da linguagem multifacetada do sonho, repleta de simbolismos e caminhos implícitos de significação e conteúdo. |
Abstract: | This research project in performing arts has as main objectives to build a creative process on the piece’s A Midsummer Night Dream by Wiliam Shalespeare, and analysis of records and documentation to theories and concepts that lie in this Theatre contemporaneity. It stimulates the creation of experimentation scenic body of the characters and conflicts, with different methodologies and theatrical languages, which werw organized as a scenic choreography, realistic scenes, commedia dell’arte, Butoh and performance-art. Concepts such as movement, action, narrative, physical condition, fiction and reality are addressed in practice and as a sign of experiments scene. The method od analysis is guided in account of the experiences, supported by theories of languages mentioned above, records created by actors anda scenic exercise recording on DVD. The completion of work fits in matters academic training for actor, such as stage presence, and vocal and body instrumentaliztation, subjectivity and interpretation, and still urgent need for ongoing dialogue between personal expression and collective communication. The process converged apparently opposing methodologies and languages, order a polyphony of routes and directions. Trying to approach multifaceted language of dreams, full of symbolism and implicit ways os meaning and content. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/5301 |
Appears in Collections: | Dissertações |
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