Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5273
Authors: Assunção, Raynnara da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Fonseca, Bruno Costa da
Title: Educação cooperativista e mídias sociais: uma análise das estratégias do sicoob SC/RS para captação e fidelização de cooperados.
Keywords: Educação Cooperativista.;Mídias Digitais.;Fidelização.;Captação de Cooperados.
Issue Date: 10-Apr-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: ASSUNÇÃO,Raynnara da Silva. Educação cooperativista e mídias sociais: uma análise das estratégias do sicoob SC/RS para captação e fidelização de cooperados. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso(Graduação) – Tecnólogo em Gestão de Cooperativas, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2019.
metadata.dc.description.resumo: Este artigo busca analisar a Educação Cooperativista e mídias digitais de uma Cooperativa de Crédito. A pesquisa consiste na análise das estratégias do Sicoob SC/RS para captação e fidelização dos cooperados por meio da rede social Facebook. O artigo inicia-se com uma revisão literária sobre o surgimento do cooperativismo e sua evolução no Brasil, seguindo para a importância da Educação Cooperativista e um capítulo conceituando as Mídias Digitais como forma de disseminar as práticas cooperativistas. A pesquisa se caracterizou como qualitativa e exploratória. E para coleta de dados optou-se pela pesquisa bibliográfica e documental. Dentre os resultados principais notou-se que a principal ferramenta para atrair membros e fidelizar os associados foi um aplicativo de fácil manuseio. Outro ponto importante foi a preocupação em disseminar alguns dos princípios cooperativistas em suas publicações.
Abstract: This article analyzes the Cooperative Education and digital media of a Credit Cooperative. The research consists of the analysis of Sicoob SC / RS strategies for capturing and loyalty of the members through the social network Facebook. The article begins with a literary review on the emergence of cooperativism and its evolution in Brazil, following the importance of Cooperative Education and a chapter conceptualizing the Digital Media as a way of disseminating cooperative practices. The research was characterized as qualitative and exploratory. For data collection, bibliographical and documentary research was chosen. Among the main results, it was noticed that the main tool to attract members and loyal partners was an easy-to-use application. Another important point was the concern to disseminate some of the cooperative principles in their publications.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5273
Appears in Collections:Gestão de Cooperativas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAYNNARA DA SILVA ASSUNÇÃO - TCC - COOPERATIVISMO.pdf1.02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.