Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5269
Authors: Mesquita, Jecillany Sousa de
metadata.dc.contributor.advisor: Cardoso, Poliana Oliveira
Title: Diferentes percepções a respeito dos níveis de interação entre atores sociais e instituições cooperativas e o curso de tecnólogo em gestão de cooperativas da uft.
Keywords: Cooperativismo.;Formação superior.;Interações.
Issue Date: 5-Apr-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: MESQUITA,Jecillany Sousa de. Diferentes percepções a respeito dos níveis de interação entre atores sociais e instituições cooperativas e o curso de tecnólogo em gestão de cooperativas da uft. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso(Graduação) – Tecnólogo em Gestão de Cooperativas, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2019.
metadata.dc.description.resumo: Devido à falta de conhecimento de grande parte das pessoas sobre a formação do curso superior de Gestão de Cooperativas, este artigo busca evidenciar os níveis de interação entre o curso da Universidade Federal do Tocantins e os atores sociais e instituições cooperativas da comunidade local, no qual está inserido. Busca examinar também o quanto a comunidade considerando as instituições e atores sociais do município de Araguaína – TO sabem da existência da formação superior na área do cooperativismo e sua importância. Trata-se de uma pesquisa exploratória, que para atender os objetivos propostos, foi dividida em duas fases: pesquisa documental e coleta de dados, com aplicação da técnica do Diagrama de Venn, questionários e roteiros semiestruturados. Os principais resultados mostram que existe interação do curso da Universidade Federal do Tocantins com as instituições e atores sociais locais, mas que as parcerias feitas não são formalizadas. Nota-se, também, que o curso de Tecnólogo em Gestão de Cooperativas ainda tem pouca visibilidade, mas que se revela importante para a sociedade e economia. Destaca-se ainda a necessidade do Projeto Pedagógico do Curso de passar por algumas atualizações para atender as demandas do contexto atual.
Abstract: Due to the lack of knowledge of a large part of the people about the formation of the Cooperative Management course, this article seeks to show the levels of interaction between the course of the Federal University of Tocantins and the social actors and cooperative institutions of the local community, in which it is inserted. It also seeks to examine how the community knows about the existence of higher education in the area of cooperativism and its importance, considering the institutions and social actors of the municipality of Araguaína - TO. It is an exploratory research that, in order to meet the proposed objectives, was divided into two phases: documentary research and data collection, using the Venn Diagram technique, questionnaires and semi-structured scripts. The main results show that there is interaction of the course of the Federal University of Tocantins with institutions and local social actors, but that the partnerships made are not formalized. It is also noted that the Technologist course in Cooperative Management still has little visibility, but it proves itself important for the society and economy. It is also noted that the need of the Pedagogical Project of the Course needs to go through some updates to meet the demands of the current context.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5269
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