Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5257
Authors: Mataveli, Evelyn da Silva Santos
metadata.dc.contributor.advisor: Ferreira, Ruhena Kelber Abrão
Title: Entre escola e casa: as aprendizagens possíveis na educação infantil em tempos de distanciamento social
Keywords: Educação Infantil; Aprendizagens; Atendimento Remoto; Distanciamento Social; Early Childhood Education, Learning; Remote Service; Social distancing
Issue Date: 7-May-2021
Citation: MATAVELI, Evelyn da Silva Santos. Entre escola e casa: as aprendizagens possíveis na educação infantil em tempos de distanciamento social. 2021. 172f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Ensino em Ciências e Saúde, Universidade Federal do Tocantins, 2021, Palmas
metadata.dc.description.resumo: A Educação Infantil no Brasil existe a mais de 100 anos, porém era feita de forma institucional, se configurando como amparo e/ou assistência. A partir da Constituição Federal de 1988, estabeleceram-se o caráter educativo do atendimento as crianças bem pequenas, pois se incluiu o atendimento de zero a seis anos no capítulo da educação. Tendo por base essa premissa, esse estudo está organizado a partir do problema de pesquisa: Quais as estratégias de planejamento pedagógico para a Educação Infantil por meio do atendimento remoto? Para responder esse questionamento organizamos nosso estudo em 05 capítulos, sendo que no primeiro abordamos as “Teorias da Aprendizagem”, posteriormente, apresentamos uma “Breve perspectiva histórica-social sobre a criança e infância”. Na sequência, buscamos uma interlocução entre educação e saúde e discorremos sobre “A criança como um ser integral”. No quarto capítulo apresentamos os “Procedimentos metodológicos” do estudo, sendo este uma pesquisa qualitativa envolvendo um Centro Municipal de Educação Infantil, na cidade de Palmas, Tocantins. O corpus da pesquisa envolveu 07 professoras que tiveram suas narrativas analisadas a partir da Análise Textual Discursiva. No último capítulo, os dados encontrados são discutidos em três categorias distintas, sendo elas: limites e possibilidades pedagógicas e digitais, no qual as participantes evidenciam as dificuldades encontradas no atendimento remoto, a categoria trajetórias nas relações escola/família durante a pandemia que estabelece as nuances da relação escola/família vividas e percebidas pelas professoras e a categoria Percursos entre Crianças e Aprendizagem na Pandemia, a qual evidenciamos que as crianças sentem a privação do contato presencial com as professoras, negam-se a realizar as propostas ofertadas, algumas realizam a tarefa em sofrimento psíquico. Por fim, o objeto desta pesquisa, que são as aprendizagens das crianças, quase não é pontuado pelas professoras. Tal foco nos permite compreender, de alguma maneira, que a atenção e a preocupação das docentes estavam direcionadas à tentativa de dar conta das Novas Tecnologias da informação e Comunicação e do vínculo com as famílias. Não se sabe o que as crianças aprenderam, bem como fizeram para aprender. Mais uma vez, percebe-se como a educação está a serviço e sob o olhar adultocêntrico e burocrático, ainda, que estejamos falando de bebês e crianças.
Abstract: Early childhood education in Brazil has existed for more than 100 years, but it was done in an institutional way, configuring itself as support and / or assistance. From the Federal Constitution of 1988, onwards, the educational character of the care of very young children was established, since care from zero to six years of age was included in the education chapter. Based on this premise, this study is organized based on the research problem: What are the pedagogical planning strategies for Early Childhood Education through remote care? To answer this question, we organized our study into 05 chapters, the first of which dealt with “Theories of Learning”, later on we presented a “Brief historical-social perspective on children and childhood”. Then, we seek a dialogue between education and health and discuss “The child as an integral being”. In the fourth chapter we present the “Methodological procedures” of the study, which is a qualitative research involving a Municipal Center for Early Childhood Education, in the city of Palmas, Tocantins. The research corpus involved 07 teachers, who had their narratives analyzed from the Textual Discursive Analysis. In the last chapter, the data found are discussed in three distinct categories, namely: limits and pedagogical and digital possibilities, in which the participants highlight the difficulties encountered in remote care, the category of trajectories in school / family relations during the pandemic that establishes the nuances of the school / family relationship experienced and perceived by the teachers and the category Paths between Children and Learning in Pandemic, which shows that children feel the deprivation of face-to-face contact with teachers, refuse to carry out the proposals offered, some perform the task in psychological distress. Finally, the object of this research, which is the children's learning, is hardly scored by the teachers. Such focus allows us to understand, in some way, that the attention and concern of the teachers were directed to the attempt to deal with the New Technologies of Information and Communication and the bond with the families. It is not known what the children learned as well as what they did to learn. Once again, we can see how education is at the service and under na adult-centric and bureaucratic perspective, even though we are talking about babies and children.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5257
Appears in Collections:Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Evelyn da Silva Santos Mataveli - Dissertação.pdf2.93 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.