Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5251
Authors: Araújo, Ana Carolina
metadata.dc.contributor.advisor: Costa, Dailson Evangelista
Title: Perfil dos formadores de professores de matemática que atuam nos cursos de Licenciatura em Matemática do Tocantins
Keywords: Licenciatura em Matemática;Professor Formador;Prática docente
Issue Date: 10-Feb-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Araújo, Ana Carolina. Perfil dos formadores de professores de matemática que atuam nos cursos de Licenciatura em Matemática do Tocantins. 54 f. Monografia de Graduação - Curso de Licenciatura em Matemática. Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2022.
metadata.dc.description.resumo: O tema principal desta pesquisa é a formação dos formadores de professores, com ênfase nos professores de Matemática. O trabalho permitiu trazer reflexões para os formadores a cerca das práticas docentes dos mesmos, é uma pesquisa de caráter qualitativo do tipo documental, usamos como instrumento de análise o currículo Lattes dos formadores é uma ferramenta que os profissionais podem relatar suas experiências e registrar dados de realizações acadêmicas. A escolha deste tema se deu por assimilarmos a importância de entender a formação do professor formador, pois o mesmo é responsável pela formação de outros professores, como também o fato de não haver outras pesquisas feitas sobre tal tema. Definimos como objetivo geral deste trabalho delinear o perfil dos formadores de professores que atuam nos cursos de Licenciatura em Matemática do Tocantins e, para podermos atingir este objetivo, elaboramos os seguintes objetivos específicos: (1) identificar quem são os formadores de professores de Matemática no Estado do Tocantins; (2) descrever a formação e atuação profissional dos formadores; (3) analisar suas linhas de pesquisa e aderência à formação de professores. Analisamos quatro cursos do estado do Tocantins e seus respectivos formadores, após a descrição dos mesmos e de algumas questões que fazem parte da sua formação, como sua graduação, pós-graduação, área e subárea de atuação e disciplinas que ministram. De um modo geral as análises das informações permite que percebamos o quanto um grupo de professores formadores são homogêneos possuindo desde a graduação diferenças quanto à formação, fazendo-nos refletir que o curso de Licenciatura em Matemática necessita de um olhar voltado para quem está formando os futuros professores e o que esta pessoa pode ensina-lo para que o mesmo se torne também um formador, mas agora para a vida, um educador da educação básica.
Abstract: The main theme of this research is the training of teacher trainers, with emphasis on Mathematics teachers. The work allowed bringing reflections to the trainers about their teaching practices, it is a qualitative research of the documentary type, we used as an analysis instrument the Lattes curriculum of the trainers is a tool that professionals can report their experiences and record data from academic achievements. The choice of this theme was due to assimilating the importance of understanding the training of the teacher trainer, as he is responsible for the training of other teachers, as well as the fact that there is no other research done on this topic. We defined as the general objective of this work to outline the profile of teacher trainers who work in Mathematics Degree courses in Tocantins and, in order to achieve this objective, we elaborated the following specific objectives: (1) to identify who are the trainers of Mathematics teachers in Tocantins State of Tocantins; (2) describe the formation and professional performance of the trainers; (3) analyze their lines of research and adherence to teacher training. We analyzed four courses in the state of Tocantins and their respective trainers, after describing them and some issues that are part of their training, such as their graduation, post-graduation, area and sub-area of activity and subjects they teach. In general, the analysis of the information allows us to perceive how homogeneous a group of teacher trainers are, having differences in terms of training since graduation, making us reflect that the Mathematics Licentiate course needs a look focused on who is training the students. future teachers and what this person can teach him so that he also becomes a trainer, but now for life, a basic education educator.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5251
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Monografia Matemática - Ana Carolina Araújo Soares.pdf772.88 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.