Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5243
Authors: Pereira, Jhamisson Soares
metadata.dc.contributor.advisor: Lano, Marciel Barcelos
Title: "Eu aprendi a me avaliar”: narrativas sobre o percurso avaliativo nos estágios supervisionados em Educação Física
Keywords: Avaliação;Estágio supervisionado;Formação inicial;Educação Física;Analise;Juízo
Issue Date: 30-Mar-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: PEREIRA, Jhamisson Sores. “Eu aprendi a me avaliar”: narrativas sobre o percurso avaliativo nos estágios supervisionados em Educação Física. 2022. 35 f. Monografia (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Tocantins, Miracema do Tocantins, 2023.
metadata.dc.description.resumo: Estudos sobre avaliação e formação inicial na América Latina têm sinalizado as diferentes correntes avaliativas em circulação nos currículos de formação de professores, perpassando pelo paradigma da avaliação como medida. Nesse sentido, as práticas formativas experenciadas no curso devem fundamentar a ação profissional dos docentes em sua prática pedagógica. O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é identificar e caracterizar as narrativas de professores com formação em educação física sobre suas experiências com a avaliação na formação inicial, e buscar compreender os sentidos atribuído a essas experiências com avaliação durante os estágios supervisionados. Assume-se como método a pesquisa narrativa, sendo suas fontes produzidas por meio de grupo focal. O trabalho aborda um olhar retrospectivo acerca das práticas vivenciadas no período em que os professores ainda estavam na formação inicial, mas agora fazendo uma análise crítica a partir das percepções atuais. Os achados desta monografia, percebidos a partir das narrativas, evidenciam como as práticas avaliativas são negligenciadas nos estágios supervisionados e como o foco do processo avaliativo está centralizado no ensino em detrimento das aprendizagens, assim como a ausência de uma compreensão da especificidade da prática avaliativa na educação física reforçando a necessidade de maior investimento em discussões sobre as concepções avaliativas e dos usos das práticas avaliativas voltadas à intervenção em educação física
Abstract: Studies on assessment and undergraduate education in Latin America have showed the different evaluative currents in circulation in teacher training curricula, passing through the paradigm of assessment as a measure. The objective of this degree project is to analyze and discuss the narratives of teachers with a degree in physical education about their experiences with assessment during the undergraduate education, and seek to understand the meanings attributed to these experiences with assessment during supervised internships. Narrative research is assumed as a method, and its sources are produced through a focus group. The work addresses a retrospective look at the practices experienced in the period when teachers were still in initial training, but now making a critical analysis from current perceptions. This study shows how assessment practices are neglected in supervised internships and how the focus of the assessment process is centered on teaching to the detriment of learning, as well as the absence of an understanding of the specificity of assessment practice in physical education, reinforcing the need for greater investment in discussions about evaluative concepts and the uses of evaluative practices aimed at intervention in physical education.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5243
Appears in Collections:Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jhamisson Soares Pereira - Monografia.pdf439.23 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.