Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5221
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDionysio, Renata Barbosa-
dc.contributor.authorSilva, Elineuza Andrade da-
dc.date.accessioned2023-03-24T17:51:01Z-
dc.date.available2023-03-24T17:51:01Z-
dc.date.issued2023-03-24-
dc.identifier.citationSILVA, Elineuza Andrade da. Alguma reflexões sobre a aplicabilidade da experimentação como ferramenta medial no ensino de química. 2016. 37 f. TCC (Graduação) - Curso de Química, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/5221-
dc.description.abstractThe present work brings reflections about the potential of experiment of Science Education and mainly Chemistry Teaching. To achieve this, was made a bibliographic research with the aim to collect theoretical references that could support reflections and bring elements to build arguments about this practice. The research took place in a state school in Araguaína-Tocantins. And participated of the research, two teachers and three classes of first grade in high school. Right about the teacher’s work, was made an investigation about their conceptions regarding the experiment in elementary education. Besides, was carried a test before and a test after with the students afterwards the demonstration of an experimental activity to carry out an exploratory study of this activity’s impact in the students learning. With this work’s performance was realized that the experimentation is one of the ways that teaching can tread looking forward to have a larger learning.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectExperimentationpt_BR
dc.subjectHigh Schoolpt_BR
dc.subjectChemistry Teaching.pt_BR
dc.titleAlguma reflexões sobre a aplicabilidade da experimentação como ferramenta medial no ensino de química.pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho vem trazer reflexões sobre as potencialidades da experimentação no Ensino de Ciências e principalmente no Ensino de Química. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de reunir referenciais teóricos que pudessem amparar reflexões e trazer elementos para construir argumentações a respeito dessa prática. A pesquisa foi realizada em uma escola estadual localizada em Araguaína – Tocantins. Participaram da pesquisa, dois professores e três turmas de primeira série do Ensino Médio. Certo do papel do professor investigou-se também sobre suas concepções a respeito da experimentação na Educação Básica. Além disso, foi realizado um pré-teste e um pós-teste com os alunos após a demonstração de uma atividade experimental, realizando um estudo exploratório do impacto da atividade na aprendizagem desses sujeitos. Com a realização do trabalho percebeu-se que a experimentação é um dos caminhos que o ensino pode trilhar em prol de aprendizagens mais significativas.pt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::QUÍMICApt_BR
dc.publisher.localAraguaínapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELINEUZA ANDRADE DA SILVA - TCC - QUÍMICA.pdf1.03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.