Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5218
Authors: Sousa, Ângela da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Dionysio, Renata Barbosa
Title: Análise do “Show da Luna” como ferramenta didática para o Ensino de Ciências
Keywords: Ensino de Ciências;Vídeo;Show da Luna
Issue Date: 24-Mar-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SOUSA, Ângela da Silva. Análise do “Show da Luna” como ferramenta didática para o Ensino de Ciências. 2016. 34 f. TCC (Graduação) - Curso de Química, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016.
metadata.dc.description.resumo: A Educação em Ciências é uma área importante para a formação integral dos estudantes, uma vez que na sociedade atual o conhecimento científico e tecnológico afeta diretamente suas vidas, influenciando seu comportamento diante do mundo. Assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar a importância do Ensino de Ciências e a utilização de vídeos como mediadores do processo de ensino aprendizagem. Com isso foi necessário olhar discretamente para a formação de professores do Ensino Fundamental, através de pesquisa realizada nas escolas municipais de Xambioá localizada na região norte do Tocantins na região, e também as possibilidades de trabalhar os conteúdos curriculares de ciências através de vídeos. No trabalho em questão serão apresentadas as potencialidades de alguns episódios do Show da Luna frente aos conteúdos curriculares de Ciências no segundo segmento do Ensino Fundamental. Desta maneira, foi necessário identificar elementos no Show da Luna que o classificassem como ferramenta pedagógica para trabalhar temas curriculares de Ciências no Ensino Fundamental II. Constituiu assim uma relação entre os episódios apresentados e analisados com os conteúdos curriculares de cada série do Ensino Fundamental II. Dessa forma, o trabalho oportunizou um olhar diferenciado da animação Show da Luna frente as demandas pedagógicas do Ensino de Ciências.
Abstract: The Education in Sciences is an important area for the integral formation of the students, Since in current society scientific and technological knowledge directly affects their lives, influencing their behavior in front of the world. Therefore, the present work aims to analyze the importance of Science Teaching and the use of videos as mediators of the teaching learning process. Thereby, it was necessary to look discreetly at the formation of Elementary School teachers, Through a research realized in the municipal schools of Xambioá in the northern region of Tocantins, and also the possibilities of working the curricular contents of science through vídeos. In this project in question will be presented the potentialities of some episodes of the Luna Show in fornt the curricular contents of Sciences in the second segment of Elementary School. In this way, it was necessary to identify elements in the Show da Luna that would classify it as a pedagogical tool to work curricular subjects of Science in Elementary Education II. Was constituted a relation between the analyzed episodes and the curricular contents of each series of Elementary School II. Hence, the present project opportunized a different perspective of the animation Show da Luna in front of the pedagogical demands of the Teaching of Sciences.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5218
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ÂNGELA DA SILVA SOUSA- TCC - QUÍMICA.pdf478.83 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.