Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5212
Authors: SILVA, Alessandro Carvalho da
metadata.dc.contributor.advisor: SILVA, André Luiz Ortiz da
Title: Ensino e a aprendizagem de matemática:
Keywords: Atividades,;Matemática,;Educação Básica,;Activities,;Mathematics,;Basic education.
Issue Date: 22-Mar-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SILVA, Alessandro Carvalho da. ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA:: algumas atividades lúdicas e as necessidades educativas especiais. 2018. 71 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2018.
metadata.dc.description.resumo: Quais as atividades disponíveis na atualidade para se trabalhar com os diversos grupos de alunos existentes e que se mostram capazes de suprir as dificuldades encontradas no processo de ensino e de aprendizagem da disciplina de matemática? Com essa questão norteadora buscou-se, primeiramente, como objetivo geral, conhecer e analisar novas atividades educacionais capazes de auxiliar o professor no ensino da disciplina de matemática na educação básica para todos os alunos. Já como objetivos específicos, temos: expor novas metodologias aos professores, contribuir para a aquisição de conhecimentos acerca de atividades voltadas a alunos que necessitam de atendimento diferenciado, mostrar que atividades consideradas simples podem fazer muita diferença no aprendizado dos alunos. Com relação a metodologia, inicialmente realizamos uma pesquisa bibliográfica, seguida de uma análise qualitativa das informações obtidas. No decorrer do referencial teórico, foi apresentado uma seleção de atividades propostas para o professor no tocante ao processo de ensino e aprendizagem de seus alunos. Existem atividades em grupo e individuais, atividades presenciais e online. Através das pesquisas realizadas para a elaboração desse trabalho verificou-se quão vasto é o campo das atividades recreativas voltadas para o ensino da matemática. Por meio delas os professores podem diversificar suas aulas tornando-as apreciadas e, com isso, mais participativa.
Abstract: What activities are currently available to work with the various groups of students that are able to overcome the difficulties encountered in the teaching and learning process of mathematics? With this guiding question, the main goal was to know and analyze new educational activities capable of assisting the teacher in the teaching of mathematics in basic education for all students. The specific objectives are: to expose new methodologies to teachers, to contribute to the acquisition of knowledge about activities aimed at students that need differentiated care, to show that activities considered simple can make a lot of difference in students' learning. Regarding the methodology, we initially carried out a bibliographic research, followed by a qualitative analysis of the information obtained. In the course of the theoretical reference, a selection of activities proposed for the teacher in the teaching and learning process of his students was presented. There are group and individual activities, face- to-face and online activities. Through the research carried out for the elaboration of this work it was verified how vast is the field of recreational activities geared towards the teaching of mathematics. Through them teachers can diversify their classes making them appreciated and, with it, more participatory.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5212
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALESSANDRO CARVALHO DA SILVA - TCC - MATEMÁTICA.pdf1.92 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.