Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5209
Authors: Soares, Hanna Brito Holanda
metadata.dc.contributor.advisor: Araújo, Rosemary Negreiros de
Title: Os Akwẽ-Xerente: uma análise sobre o ingresso e a permanência no Ensino Superior
Keywords: Akwẽ-Xerente. Ensino Superior. Ações Afirmativas. Ingresso. Permanência; Higher Education; Affirmative Actions; Entering; Permanence
Issue Date: 19-Dec-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Serviço Social
Citation: SOARES, Hanna Brito Holanda. Os Akwẽ-Xerente: uma análise sobre o ingresso e a permanência no Ensino Superior. 2022. 98f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Miracema do Tocantins, 2022.
metadata.dc.description.resumo: No Brasil, os povos indígenas foram negligenciados, silenciados e desvalorizados, tendo sua cultura, seus hábitos e suas tradições esquecidos, a fim de impor uma cultura civilizatória, colonizadora e de mentalidade racista que persiste até os dias atuais. Nesse segmento, esta dissertação tem por objetivo principal mapear possibilidades, expectativas e as dificuldades dos Akwẽ-Xerente no ingresso e na permanência na Universidade Federal do Tocantins – UFT, câmpus Miracema do Tocantins. Para o desenvolvimento do estudo foram feitos levantamentos sobre: as práticas escravistas e genocidas ocorrentes no período colonial, práticas que compõem a gênese educacional brasileira, sobre a criação do estado do Tocantins, desenvolvendo uma breve apresentação de quem são os Akwẽ-Xerente, centrando em características da educação tradicional Akwẽ, que atualmente tem tomado novos rumos sob a ótica do ingresso e da permanência no curso superior, sendo essa uma opção de resistência, manutenção e reafirmação cultural. O presente trabalho levanta questões a respeito do desinteresse e as visões equivocadas e preconceituosas por parte da população sobre a cultura dos indígenas Akwẽ (manifestações e ritos diversos), discute sobre o campo do Serviço Social e a sua atuação com relação à defesa da sobrevivência da cultura e dos costumes dos povos indígenas e por fim apresenta e desenvolve questionamentos sobre as políticas de ações afirmativas voltadas para a permanência dos alunos indígenas nas universidades, mais precisamente na UFT e a percepção dos alunos indígenas acerca do funcionamento dessas políticas e sobre suas vivências na universidade. O método utilizado foi o qualitativo, de levantamento bibliográfico, documental e de pesquisa de campo através de uma observação participante, entrevistas e diálogos com os Akwẽ, reunindo relatos de experiências de acadêmicos indígenas da UFT. Após a coleta e a discussão dos dados obtidos, concluiu-se que a formação indígena sempre sofreu e ainda sofre deficiência cultural na educação escolar e superior e que os espaços acadêmicos, apesar de serem compostos por estudantes indígenas, ainda são espaços com trechos colonizadores que necessitam de revisões quando se trata das formas de acolhimentos, representatividades, metodologias e demais condições, como a conscientização da necessidade de analisar as questões educacionais indígenas sob um viés histórico e crítico, sensível para ouvir, aprender e reconhecer a desinformação que nos cerca sobre esses povos.
Abstract: In Brazil, indigenous peoples were neglected, silenced and devalued, with their culture, habits and traditions forgotten, in order to impose a civilizational, colonizing and racist culture that persists to this day. In this segment, this dissertation has as main objective to map possibilities, expectations and difficulties of the Akwẽ-Xerente in the entry and permanence in the Federal University of Tocantins - UFT, campus Miracema do Tocantins. For the development of the study, surveys were made on: the slave and genocidal practices that have a result in the colonial period, practices that make up the Brazilian educational genesis, on the creation of the state of Tocantins, developing a brief presentation of who the Akwẽ-Xerente are, focusing on characteristics of traditional Akwẽ education, which has currently taken new directions from the perspective of entering and staying in higher education, this being an option of resistance, maintenance and cultural reaffirmation. The present work raises questions about the disinterest and the mistaken and prejudiced views on the part of the population about the culture of the Akwẽ indigenous peoples (various manifestations and rites), discusses about the field of Social Work and its action in relation to the defense of the survival of the culture and customs of indigenous peoples and finally presents and develops questions about affirmative action policies aimed at the permanence of indigenous students in the Universities, more precisely in uft and the perception of indigenous students about the functioning of these policies and about their experiences in the university. The method used was qualitative, bibliographic, documentary and field research through participant observation, interviews and dialogues with the Akwẽ, gathering reports of experiences of indigenous students of UFT. After collecting and discussing the data obtained, it was concluded that indigenous education has always suffered and still suffers cultural deficiency in school and higher education and that academic spaces, despite being composed of indigenous students, are still spaces with colonizing stretches that require revisions when it comes to the forms of reception, representations, methodologies and other conditions, such as awareness of the need to analyze indigenous educational issues under a historical and critical bias, sensitive to listen, learn and recognize the misinformation that surrounds us about these peoples.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5209
Appears in Collections:Mestrado em Serviço Social (PPGSSocial)

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