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Authors: Viveiros, Maria Iraci Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor: Moura, Roseni Aparecida de
Title: O perfil e as perspectivas do acadêmico do curso de tecnologia em gestão de cooperativas da uft, campus de Araguaína.
Keywords: Perfil do aluno.;Cooperativismo.;Qualidade no ensino.
Issue Date: 21-Mar-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: VIVEIROS,Maria Iraci Carvalho. O perfil e as perspectivas do acadêmico do curso de tecnologia em gestão de cooperativas da uft, campus de Araguaína. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso(Graduação) – Tecnólogo em Gestão de Cooperativas. Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2020.
metadata.dc.description.resumo: O ensino superior tem funcionado ao longo da história como instrumento de transformação social. Esse nível de educação vem construindo profissionais diversos e modificando estruturas socioculturais. Entretanto, é necessário fornecer às pessoas uma graduação de qualidade, por meio de uma instituição comprometida que proporcione tanto a formação acadêmica, como também o engajamento dos futuros profissionais no mercado de trabalho. Dentro desse contexto é que surge a importância desse trabalho, respondendo a uma problemática muito recorrente – a incompatibilidade do curso com o perfil dos alunos. O presente estudo, pretende, sobretudo traçar o perfil dos acadêmicos do curso de Gestão de Cooperativas e evidenciar as perspectivas desses acadêmicos em relação à sua formação acadêmica. A pesquisa desenvolvida caracteriza-se como sendo de cunho qualitativo, tratase de um estudo de caso realizado com 33 graduandos do curso de Gestão de Cooperativas, que ocorreu na UFT – Campus de Araguaína, no período de outubro de 2019. A coleta de dados ocorreu com questionários e a análise das respostas baseou-se no método de análise de conteúdo. Com base nas informações podemos apresentar que a amostragem apresenta maior presença feminina (76,7%). Já em relação à faixa etária dos discentes, nota-se que é relativamente jovem (79%). Torna-se importante dizer que 27,27% dos alunos moram em municípios vizinhos a Araguaína - TO. Alguns precisam percorrer distâncias próximas a 100 km para estudarem. Sobre trabalhar e estudar 42,2% dos pesquisados apenas estuda, 42,4% estuda e trabalha, 12 % possui alguma bolsa cedida pela UFT (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPEs, ou; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, ou; Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, ou; Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC, ou; Bolsa Permanência Acadêmica) e 3% estão desempregados. Os discentes ainda relataram a necessidade de ter estágio no curso. Assim, através da pesquisa foi possível determinar o perfil dos pesquisados, suas perspectivas depois de formados, suas opiniões sobre o curso e o que deveria ser mudado para alcançar a excelência no ensino. Percebemos que um número considerável de discentes se identificam com o curso e sabem da importância do mesmo para o desenvolvimento da região de Araguaína.
Abstract: Higher education has functioned throughout history as an instrument of social transformation. This level of education has been building diverse professionals and modifying socio-cultural structures. However, it is necessary to provide people with a quality degree, through a committed institution that provides both academic training and the engagement of future professionals in the job market. Within this context, the importance of this work arises, responding to a very recurring problem - the incompatibility of the course with the profile of the students. The present study intends, above all, to outline the profileof the students of the Cooperative Management course and to highlight the perspectives of these students in relation to their academic formation. The research developed is characterized as being of a qualitative nature, it is a case study carried out with 33 graduates of the Cooperative Management course, which took place at UFT - Campus de Araguaína, in the period of October 2019. The collection of data occurred with questionnaires and the analysis of responses was based on the content analysis method. Based on the information, we can show that the sample has a greater female presence (76.7%). Regarding the age group of students, it is noted that he is relatively young (79%). It is important to say that 27.27% of the students live in municipalities neighboring Araguaína - TO. Some need to travel distances close to 100 km to study. About working and studying 42.2% of those surveyed only study, 42.4% study and work, 12% have some scholarship provided by UFT (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel - CAPEs, or; National Council for Scientific and Technological Development - CNPq, or; Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships - PIBID, or; Institutional Program for Scientific Initiation Scholarships - PIBIC, or; Academic Permanence Scholarship) and 3% are unemployed. The students also reported the need to have an internship in the course. Thus, through research it was possible to determine the profile of the respondents, their perspectives after graduation, their opinions about the course and what should be changed to achieve excellence in teaching. We noticed that a considerable number of students identify with the course and know its importance for the development of the Araguaína region.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5182
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