Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5159
Authors: REZENDE, Silvia Moreira
metadata.dc.contributor.advisor: BRITO, Claudenice Cardoso
Title: A utilização dos jogos e materiais concretos para o ensino das formas geométricas no 3° ano do ensino fundamental.
Keywords: Jogos,;Aprendizagem Matemática,;Ensino de Geometria,;Ensino Fundamental,;Games,;Mathematical Learning,;Teaching Geometry,;Elementary School.
Issue Date: 20-Mar-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: REZENDE, Silvia Moreira. A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS E MATERIAIS CONCRETOS PARA O ENSINO DAS FORMAS GEOMÉTRICAS NO 3° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. 53 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2017.
metadata.dc.description.resumo: O Presente trabalho tem como objetivo o ensino da Geometria, direcionada para o ensino e a aprendizagem da matemática com a utilização dos materiais concretos e jogos. A pesquisa tem seus fundamentos teóricos nos autores que apresenta uma breve história acerca do surgimento da Geometria e suas aplicações nas contribuições agricultura e na pecuária. E por um longo período, ficou em segundo plano nas escolas brasileiras. E mostrar as principais figuras geométricas que são fundamentais para aprendizagem Matemática das crianças dos anos iniciais. A aplicação desse trabalho foi na turma do terceiro ano do Ensino Fundamental realizada na Escola Municipal William Castelo Branco Martins. Assim, a partir desse estudo buscamos priorizar as propriedades das formas geométricas aos alunos, com intuito de desenvolver ideias sobre a situação proposta, facilitando o ensino de Geometria para os alunos, tendo em vista que o mesmo estava em contato direto com os objetos proposto. E analisaremos a partir de um exercício para os alunos, o grau de dificuldades em identificar as formas geométricas, e também um questionário voltado para as dificuldades que professor de Matemática encontra ao trabalhar o ensino da Geometria em sala de aula. A partir da contribuição dos materiais manipuláveis e jogos para o ensino das formas geométricas deixaram os alunos mais interessados pela Geometria.
Abstract: The present work has as its objective the teaching of Geometry, directed to the teaching and learning of mathematics with the use of concrete materials and games. The research has its theoretical foundations in the authors that presents a brief history about the emergence of Geometry and its applications in agriculture and livestock contributions. And for a long time, it was in second place in Brazilian schools. And show the main geometric figures that are fundamental to learning mathematics of children from the early years. The application of this work was in the class of the third year of elementary school held at the William Castelo Branco Martins Municipal School. Thus, from this study we seek to prioritize the properties of the geometric forms to the students, in order to develop ideas about the proposed situation, facilitating the teaching of Geometry to the students, considering that it was in direct contact with the objects proposed. And we will analyze from an exercise for the students, the degree of difficulties in identifying the geometric forms, and also a questionnaire focused on the difficulties that the teacher of Mathematics finds in working the teaching of Geometry in the classroom. From the contribution of manipulatives and games to the teaching of geometric shapes, the students were more interested in Geometry.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5159
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVIA MOREIRA REZENDE - TCC - MATEMÁTICA.pdf1.37 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.